Saúde
Dia Mundial da Hipertensão terá ações de conscientização em faculdade

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 30% da população brasileira sofre com pressão alta. Estima-se que atinja mais da metade da população acima dos 60 anos de idade e 5% de crianças e adolescentes no Brasil. É justamente para reforçar a importância da prevenção e do controle da doença que no dia 17 de maio é celebrado o dia mundial da hipertensão.
Para os alagoanos que precisam de orientação sobre a hipertensão arterial, a Faculdade Estácio realiza, na próxima quinta-feira (15), uma manhã de atendimentos para a comunidade. Serão oferecidos serviços de orientação sobre exames e uso de medicamentos, importância da atividade física, orientações nutricionais, aferição de pressão arterial e glicemia e terapias complementares.
Os atendimentos são gratuitos, com participação de professores dos cursos de Nutrição, Educação Física, Enfermagem, entre outros, na sede da faculdade, localizada no bairro de Jatiúca, no horário de 09h até 11h.
Nutrição é aliada fundamental no controle da hipertensão
A Coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, Laís Navarro, explica que uma alimentação equilibrada é uma das estratégias para o controle da doença. “Com pequenas mudanças, é possível reduzir o consumo de sal e alimentos ultraprocessados e evitar picos de pressão e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. O ideal é optar pelo consumo de frutas, verduras e legumes frescos e fontes magras de proteína”, explica Laís.
Quando não controlada, a hipertensão arterial exige um esforço do coração maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A doença aumenta o risco de ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca, entre outras complicações.
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos