Saúde
Vigilância em Saúde reforça ações do Plano de Contingência de Desastres
Encontrou reuniu equipes técnicas para fortalecer a articulação e aperfeiçoar os protocolos de resposta a desastres no município
Com o objetivo de alinhar e fortalecer as ações do Plano de Contingência da Saúde frente a possíveis desastres, o Programa Vigidesastres Municipal, que integra a Vigilância em Saúde Ambiental de Maceió, realizou, nessa quinta-feira (10), uma oficina com diferentes áreas técnicas. O encontro ocorreu no auditório da Vigilância em Saúde, no bairro de Jaraguá.
A atividade teve como foco principal esclarecer o funcionamento e aprimorar o preenchimento da planilha de etapas para resposta a eventos adversos, garantindo maior organização e efetividade nas ações integradas. A oficina foi considerada bastante produtiva pelos participantes, que ressaltaram o quanto as diferentes áreas têm a contribuir para o aprimoramento do plano.
No primeiro momento, foram apresentadas as portarias do Vigidesastres Nacional e Municipal, bem como as competências do programa e os tipos de eventos com maior incidência no município de Maceió. Já na segunda parte da atividade, os representantes iniciaram o preenchimento da planilha e compartilharam dúvidas, experiências e sugestões, fortalecendo a construção coletiva das estratégias.
Segundo Andrea Eufrazio, gerente da Vigilância Ambiental, a oficina trouxe um retorno bastante positivo. “A troca entre as áreas foi rica e produtiva. Houve tanto um alinhamento de procedimentos quanto o surgimento de ideias para melhorar as estratégias já existentes. Com isso, pensamos em realizar reuniões periódicas ao longo do ano, permitindo uma visão de curto, médio e longo prazo, além de um olhar ampliado sobre as possíveis consequências de eventos adversos”, destacou.
Participaram da oficina representantes do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), Vigilância Epidemiológica, Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos (GDTVAP), Coordenação Técnica de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (CTDATNT), além das gerências de Saúde, Ecologia, Alimentos e Medicamentos da Vigilância Sanitária.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a prevenção, preparação e resposta eficaz a situações de emergência em saúde pública, promovendo integração entre setores e fortalecimento da atuação conjunta diante de possíveis desastres.
Mais lidas
-
1Segurança Pública
PF investiga desvio de verbas da saúde e lavagem de dinheiro em Alagoas
-
2Contrato assinado
Ministério Público de Alagoas anuncia novo concurso público
-
3Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
4Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
5Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar



