Saúde

Sesau recebe visita de comitiva de Uberlândia e apresenta Programa Salva Mais

Durante a visita foram apresentadas as práticas bem-sucedidas que podem ser replicadas no município mineiro

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau 27/03/2025 01h54
Sesau recebe visita de comitiva de Uberlândia e apresenta Programa Salva Mais
Comitiva da saúde de Uberlândia (MG) está em Alagoas e visitou, nesta quarta-feira a sede do Departamento Estadual Aviação - Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu, nesta quarta-feira (26), uma comitiva do município de Uberlândia (MG) para apresentar o Programa Salva Mais, idealizado em parceria com o Departamento Estadual Aviação (DEA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).

Durante a visita, os técnicos mineiros estiveram na sede do DEA, no Aeroporto Divaldo Suruagy, em Marechal Deodoro, onde ficam as aeronaves, bem como na Central de Regulação das Urgências (CRU), que funciona no Shopping Cidade, em Maceió, que recebe as ligações pelos números 192 e 193.

A superintendente de Acesso à Saúde da Sesau, Sayonara Gomes, representando o secretário-executivo de Regulação e Gestão da pasta, Igor Montteiro, destacou que as experiências exitosas de Alagoas fortalecem as políticas públicas de saúde. “As visitas técnicas e os apoios institucionais expandem as políticas públicas de saúde. Então, recebermos técnicos de outros estados, que vêm a Alagoas ver de perto as nossas experiências exitosas, como o Programa Salva Mais, mostra que estamos no caminho certo”, disse.

A tenente-coronel e enfermeira Elaine Monteiro, coordenadora do Salva Mais, enfatizou a importância do programa e do trabalho em conjunto do Corpo de Bombeiros e do Samu, que o tornaram referência no país. “O programa hoje é referência nacional e foi por meio do Ministério da Saúde que Uberlândia conheceu o modelo e veio buscar informações para transformar serviços no município mineiro de Uberlândia. A cidade vai levar ao Samu e ao Corpo de Bombeiros a proposta do Programa Salva Mais como modelo integrador e que salva vidas e leva à sociedade eficiência no seu serviço”, frisou.

Já o diretor-presidente do DEA, coronel André Madeiro, ressaltou a parceria entre estados e a importância da troca de experiência para garantir mais qualidade no serviço oferecido à população. “Nos sentimos muito honrados e lisonjeados em receber a visita da comitiva de saúde de Minas Gerais para que eles conheçam nossa estrutura, nossas aeronaves e a forma que trabalhamos. Nossa expectativa é que possam implantá-lo na cidade de Uberlândia”, pontuou.

Presente na visita, a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, frisou o fortalecimento do Programa Salva Mais. “Para o Samu é muito importante o fortalecimento de tudo que estamos construindo neste programa. Acreditamos que tudo o que viemos construindo e plantando nos últimos meses tem dado bons frutos”, enfatizou.

Recomendado pelo Ministério da Saúde

Durante o encontro, o secretário de Saúde de Uberlândia (MG), médico cardiologista Ademilson Lima e Silva, destacou a relevância da visita a Alagoas e a necessidade de troca de experiência. Ele enfatizou que o programa Salva Mais foi indicado pelo Ministério da Saúde como referência nacional.

“Nós tivemos ótimas recomendações do Ministério da Saúde, que nos indicou o serviço como referência nacional. E é com grande prazer e honra que conhecemos o Programa Salva Mais e o Departamento Estadual de Aviação. Em Uberlândia estamos implantando o transporte aeromédico e a integração conseguida pelo Programa Salva Mais é algo que nos traz muito interesse e que é um exemplo para o Brasil todo”, disse o gestor de saúde de Uberlândia (MG).