Saúde
Compartilhar objetos de uso pessoal pode causar doenças infectocontagiosas
Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre hábitos de higiene básicos, que devem ser adotados em ambientes compartilhados, para prevenir o risco de contágio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância dos cuidados com objetos de uso pessoal, como copos, garrafas e talheres, especialmente em ambientes compartilhados, como escolas e locais de trabalho. Certos objetos podem conter uma série de micro-organismos causadores de doenças.
De acordo com a enfermeira da Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió, Audrey Moura, com o aumento dos casos de síndromes respiratórias e outras doenças infectocontagiosas, é essencial adotar hábitos de higiene e proteção.
"Nesse período, a elevação de casos de síndromes respiratórias e outras doenças infectocontagiosas torna necessário reforçar uma cultura voltada para os cuidados no uso de utensílios de uso pessoal, principalmente copos, garrafinhas e talheres. Em ambientes compartilhados, como escolas, é fundamental que cada pessoa utilize sua própria garrafinha e evite compartilhar utensílios, pois muitas doenças são transmitidas pelo contato direto com a saliva", alertou.
O ideal é evitar a frequência em ambientes escolares ou de trabalho até a completa recuperação, prevenindo assim a transmissão da doença para outras pessoas. Além disso, adotar boas práticas de higiene, como a lavagem das mãos e o uso de máscara em casos de sintomas, bem como manter o calendário de vacinação sempre atualizado, são medidas essenciais para reduzir a disseminação de doenças e proteger a saúde coletiva.
A recomendação é que cada indivíduo leve seus próprios utensílios e evite totalmente o compartilhamento. Com atitudes simples, é possível reduzir significativamente a transmissão de doenças e proteger a saúde coletiva.
A SMS reforça que práticas de higiene, como lavar as mãos frequentemente e higienizar os objetos de uso pessoal, são essenciais para evitar a disseminação de vírus e bactérias. A população deve permanecer atenta às orientações dos órgãos de saúde e adotar medidas preventivas no dia a dia.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série