Saúde
Projeto Nise 120 Anos realiza oficinas e murais artísticos sobre o inconsciente
Reunião na Vice-governadoria alinha ações culturais e terapêuticas com artistas e coordenadores

O Projeto Nise 120 Anos, iniciativa apoiada pelo Governo do Estado de Alagoas por meio da Vice-governadoria e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), segue avançando na implementação de oficinas e murais que unem arte e saúde mental. Na quinta-feira (20), aconteceu, na sede da Vice-Governadoria, uma reunião da Oficina do Inconsciente, com a participação da rede de cultura. O encontro foi focado na parte artística do projeto, reunindo os artistas visuais selecionados para a execução das oficinas e dos murais.
De acordo com o promotor cultural e coordenador geral do programa, Vinícius Palmeira, esse foi um momento fundamental para estruturar a execução das atividades. “Nos reunimos com os artistas visuais que foram selecionados para o Projeto Oficina do Inconsciente e para os Murais do Inconsciente. As oficinas acontecerão entre junho e julho, enquanto os murais serão realizados em novembro e dezembro”, explicou.
Durante a reunião, os artistas tiveram contato com Fernando Leirias, coordenador da Rede de Cultura na Saúde, e com a artista plástica Marta Arruda, coordenadora de produção. Alessandra Moretti também integra o time. A equipe de artistas envolvidos no projeto inclui nomes como Myrna Maracajá, Suel, Beth Crisan, André Gontijo, Tito Mendes, Pedro Lucena, Percivaldo Figueiroa, Chico Simas e Levy Paes.
Logística e Planejamento
Segundo Marta Arruda, a reunião foi essencial para definir prioridades na logística do projeto. “Discutimos quais materiais são fundamentais para o desenvolvimento das oficinas e dos murais, como pincéis, telas, tipos de papel e lápis mais adequados para as pinturas”, destacou.
Os murais serão realizados em diversas cidades do estado, como Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios, Maceió e Olho D’Água do Casado. Já as oficinas acontecerão em Matriz de Camaragibe, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Viçosa e Santana do Ipanema.
Fabiano, coordenador da área terapêutica do projeto, explicou como será a organização das equipes. “Vamos coordenar toda essa rede: dez artistas visuais, dez terapeutas da rede de atenção psicossocial e dez arte-educadores. Juntos, eles auxiliarão os alunos – usuários da rede psicossocial que enfrentam algum tipo de transtorno ou sofrimento psíquico. Cada oficina contará com 20 alunos, totalizando 200 participantes”, explicou.
Com uma equipe de primeira linha e uma estrutura bem planejada, o Projeto Nise 120 Anos reforça seu compromisso em aliar arte, cultura e saúde mental, resgatando a importância do legado de Nise da Silveira e ampliando o acesso à arte-terapia em Alagoas.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série