Saúde
UPA Santa Lúcia completa 1 ano de funcionamento com mais de 154 mil atendimentos à população

Proporcionando atendimento seguro, humanizado e eficiente desde que abriu as portas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia comemorou seu primeiro ano de serviços prestados à população.
Gerenciada pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) e custeada pela Prefeitura de Maceió, a UPA Santa Lúcia tem sido um pilar fundamental no atendimento de urgência e emergência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Roberta Borges, subsecretária de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou do evento, representando o secretário Claydson Moura, e ressaltou a importância da construção de mais uma UPA na parte alta da cidade.
“Gostaria de agradecer a todos os profissionais, à gestão do ISAC pela parceria. A UPA Santa Lúcia foi entregue na gestão do prefeito JHC, sendo um importante equipamento de saúde para a região da parte alta de Maceió, principalmente para o bairro da Santa Lúcia e adjacências. Já são mais de 150 mil atendimentos em um ano, e estamos muito felizes por isso. É a Saúde de Maceió fazendo mais investimentos para quem precisa”, completou.
Saúde pública de qualidade
Inaugurada oficialmente em 11 de março de 2024, mas funcionando desde 27 de fevereiro daquele ano, a UPA Santa Lúcia alcançou 154.538 atendimentos, entre consultas e exames, no primeiro ano de atividades.
Ao todo, foram realizados 69.025 consultas em Clínica Médica, 13.218 em Pediatria, 3.028 em Ortopedia e 726 em Odontologia, além de 51.119 exames laboratoriais, 14.612 exames de raio-X e 2.810 ecocardiogramas (ECG).
“Durante esse primeiro ano, a UPA Santa Lúcia já ultrapassou mais de 150 mil serviços prestados à população e nosso principal objetivo é continuar atendendo os pacientes de forma segura e humanizada, garantindo acolhimento e saúde a todos”, afirmou Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia. “Agradecemos também a todos os cidadãos alagoanos que confiam no nosso trabalho e já fazem parte dessa história”, acrescentou.
Sobre a UPA Santa Lúcia
A UPA Santa Lúcia é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 19 leitos e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia, oferecendo serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia e Pediatria, e exames de raio-x, eletrocardiograma (ECG) e laboratoriais. É classificada como Porte III e atende ininterruptamente em regime 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados, exceto Odontologia.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série