Saúde
Presidente do Sindacs-AL ressalta papel dos agentes na redução da dengue em Alagoas
Alagoas registrou uma redução de 65,6% no número de casos prováveis de dengue nos primeiros dois meses de 2025

De acordo com o painel de monitoramento do Ministério da Saúde, Alagoas registrou uma redução de 65,6% no número de casos prováveis de dengue nos primeiros dois meses de 2025, quando comparado com o mesmo período de 2024. O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, destaca a contribuição dos agentes de combates às endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS) para a luta contra a dengue.
Nelson Cordeiro ressalta que essa significativa queda dos casos de dengue, que passou de 1.827 em 2024 para 628 em 2025, é resultado do trabalho realizado pelos ACEs e ACSs em todo o estado. “Os agentes estão na linha de frente da saúde pública. Eles atendem a população com ações preventivas e de educação, sobre as arboviroses, em especial a dengue. Esse papel é fundamental para garantir que o conhecimento sobre a doença chegue a todos, especialmente em áreas mais vulneráveis”, afirmou.
A valorização da carreira e do salário dos ACS e ACE é essencial para o fortalecimento do sistema de saúde pública, o Governo Federal está fazendo sua parte com uma política de valorização de salário por meio da Emenda Constitucional 120/22 , com o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e com a promoção de cursos de qualificação.
O Sindacs-AL é protagonista na luta e na conquista dos avanços da valorização da categoria com caravanas para Brasília e articulação política junto a Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce). Nelson Cordeiro reforça o compromisso do sindicato para que a categoria tenha acesso aos avanços concedidos pelo Governo Federal.
“É pelo diálogo, manifestações e conscientização que vamos continuar agindo por meio do para avançar em todos os municípios na adequação das leis, para que todos ACEs e ACS de Alagoas conquistem as melhorias e avanços que tanto lutamos para conseguir”, destacou.
O presidente também se mostrou otimista quanto ao futuro das ações de saúde em Alagoas e no Brasil. "Se continuarmos a unir esforços, melhorar as condições de trabalho e valorizar a carreira dos profissionais de saúde, com certeza veremos não apenas a continuidade dessa redução, mas uma qualidade de vida melhor para todos os alagoanos", concluiu.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série