Saúde

Mês da mulher: o impacto da sobrecarga feminina nos hormônios e emagrecimento

Por Assessoria 11/03/2025 11h12
Mês da mulher: o impacto da sobrecarga feminina nos hormônios e emagrecimento
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, 29,5% das mulheres tem obesidade, praticamente uma em cada três. O sobrepeso, por sua vez, foi encontrado em 62,6% delas - Foto: Reprodução/Internet

O dia a dia das mulheres se torna cada dia mais exaustivo, com rotinas puxadas e cargas triplicadas. Isso impacta diretamente no físico e emocional, o que gera sobrecarga nos hormônios e dificulta o emagrecimento, por exemplo. Isso porque o equilíbrio hormonal é fundamental para diversos processos corporais, incluindo a perda de peso.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, 29,5% das mulheres tem obesidade, praticamente uma em cada três. O sobrepeso, por sua vez, foi encontrado em 62,6% delas.

Hormônios como insulina, cortisol, leptina e grelina desempenham papéis cruciais na regulação do apetite, armazenamento de gordura e metabolismo. Eles funcionam como mensageiros químicos e desempenham um papel importante na regulação de inúmeras funções vitais, incluindo o metabolismo, crescimento, humor e reprodução. Esses mensageiros garantem que o corpo responda de maneira adequada às diversas demandas e estímulos internos e externos.

Além disso, o desequilíbrio pode afetar diferentes aspectos da saúde das mulheres como alterações na glicemia, no sistema nervoso e acúmulo de gordura. A elevação crônica dos níveis de cortisol também desencadeia uma série de consequências negativas para a saúde reprodutiva das mulheres.

Vários fatores podem contribuir para o desequilíbrio hormonal, impactando negativamente a saúde e o peso corporal entre eles o consumo excessivo de alimentos processados, açúcares refinados e gorduras trans; estresse crônico; sedentarismo; sono insuficiente e exposição a toxinas.

Para equilibrar os hormônios, algumas estratégias podem ser adotadas como a alimentação saudável, exercícios físicos, gerenciamento do estresse e suplementação.