Saúde

Unimed Maceió reforça representatividade feminina e tem mulheres como maioria em seu quadro de colaboradores

Número de mulheres que atuam em posição de destaque vem subindo ano a ano

Por Assessoria 08/03/2025 16h50
Unimed Maceió reforça representatividade feminina e tem mulheres como maioria em seu quadro de colaboradores
Na Unimed Maceió, o 8 de março se estende e é comemorado ao longo do mês com ações para as colaboradoras e médicas, e quando o tema é protagonismo feminino, a Cooperativa se torna, cada vez mais, uma - Foto: Assessoria

Os desafios diários enfrentados pelas mulheres e a desigualdade no ambiente corporativo reforçam a importância da representatividade feminina e fazem do Dia Internacional da Mulher uma celebração repleta de significados.

Na Unimed Maceió, o 8 de março se estende e é comemorado ao longo do mês com ações para as colaboradoras e médicas, e quando o tema é protagonismo feminino, a Cooperativa se torna, cada vez mais, uma referência.

Entre os 1.474 colaboradores, 1.020 são mulheres. A participação feminina na Unimed Maceió aumentou exponencialmente, comparando com o ano passado, quando elas já representavam 67% do quadro de profissionais, com 780 mulheres em toda a empresa.

O número também é expressivo nos cargos estratégicos e de liderança. Atualmente, dos 131 líderes, 95 mulheres exercem funções de destaque, atuando em cargos como conselheira, diretora, coordenadora, supervisora, coordenadora administrativa e coordenadora médica, aproximadamente 10% a mais que em 2024.

Entre as lideranças femininas está a Renata Loures, diretora superintendente da Unimed Maceió desde maio de 2023, sendo a principal responsável pela estratégia e planejamento da Cooperativa.

“A desigualdade no mercado de trabalho ainda é uma realidade que precisa ser debatida e superada. Nós enfrentamos desafios diários para conquistar espaços e comprovar nossas competências para o mercado. A Unimed Maceió demonstra que estamos no caminho certo, e que há espaço para todos, sem distinção de gênero. Isso é motivo de orgulho e inspiração para todos”, ressaltou a superintendente.

Essa representatividade se reflete também no corpo clínico da Unimed Maceió. Dos 1.024 cooperados, 495 são mulheres. Parte das médicas, além de atuarem na assistência ao paciente, contribuem para a Cooperativa nas funções de liderança.

“Na nossa Cooperativa, temos a felicidade de contar com mulheres determinadas e dispostas a dar o seu melhor, sendo referência em suas áreas de atuação. Somos agentes transformadoras e, em nossa parceria, temos as nossas conquistas reconhecidas tornando nosso ambiente de trabalho mais valoroso”, disse a coordenadora médica da Assessoria ao Cooperado, Dra. Adriana Gazzaneo.

CUIDAR DE QUEM CUIDA

Para celebrar o Mês da Mulher, a Unimed Maceió promove uma campanha interna que destaca os desafios da mulher na sociedade, com diversas atividades voltadas às colaboradoras e médicas.

Uma delas é a ação Momentos de Autocuidado, que levará para as profissionais da Cooperativa sessões de massagem corporal e limpeza facial, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância de reservar um momento da rotina para cuidar de si.

“As mulheres desempenham múltiplos papéis na sociedade. São profissionais, mães, filhas e cuidadoras. Por diversas vezes, colocam as próprias necessidades em segundo plano. Na Unimed Maceió, entendemos que cuidar de si também é essencial para poder cuidar do outro.
Por isso, iniciativas como essa reforçam o nosso Jeito de Cuidar, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida das nossas colaboradoras”, falou Christina Barros, gerente de Gestão com Pessoas da Unimed Maceió.