Saúde
Hemoal assegura hemocomponentes a unidades de saúde e beneficia quase 300 pessoas no Carnaval
Entre o sábado e a quarta-feira, o Hemocentro de Alagoas abasteceu hospitais e maternidades

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) assegurou a dispensação de hemocomponentes (plaquetas, hemácias, plasma e leucócitos) a 284 pacientes internados em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (7) pela Direção da Hemorrede do Estado, e compreende o período de primeiro a cinco deste mês.
Com a medida, o Hemoal garantiu que cirurgias eletivas, ou seja, as que são agendadas, fossem realizadas, bem como houvesse atendimentos de urgência e emergência. Entre eles estão os casos de pacientes que sofreram acidentes de trânsito ou foram feridos por arma branca e de fogo. Só o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que recebeu 101 unidades de hemocomponentes.
O Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, recebeu 33 hemocomponentes, o segundo maior quantitativo do período carnavalesco. Em seguida aparecem a Maternidade Escola Santa Mônica (26 unidades), em Maceió, e o Ambulatório de Hematologia do Hemoal (23), também na capital alagoana, que atende pacientes com doenças como a hemofilia.
Ainda conforme os dados, na sequência aparecem o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, com 20 unidades. Já o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, recebeu 19 unidades de hemocomponentes, seguido pela Santa Casa de São Miguel dos Campos, com 13 unidades e na sétima posição.
Continuando o ranking da distribuição de hemocomponentes, o Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, recebeu nove unidades; o Hemopac, em Maceió, foi contemplado com oito; e o Hospital do Coração Alagoano e a Santa Casa de Maceió, ambos na capital alagoana, receberam sete hemocomponentes cada. Por fim, o Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, recebeu cinco unidades; os Hospitais da Criança de Alagoas (HCA) e Escola Helvio Auto (HEHA), ambos em Maceió, receberam quatro cada um; seguidos pelos Hospitais Médico Cirúrgico e Universitário (HU), também situados na capital alagoana, que foram contemplados, respectivamente, com três e duas unidades.
Cumprindo a Missão
A diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes, ressalta que os números comprovam que o hemocentro alagoano cumpriu a sua missão durante o Carnaval, garantindo assistência hemoterápica a todos os pacientes que necessitaram. “Nosso papel é assegurar sangue em quantidade necessária e com a qualidade exigida pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e foi isso que fizemos. Trabalho que só foi possível graças aos nossos doadores de sangue voluntários, que atenderam ao nosso chamado”, frisou a gestora do órgão.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série