Saúde

Como vai sua saúde cardíaca? Médica do Hospital do Coração Alagoano ressalta a importância do check-up

Por Neide Brandão / Ascom HGE 27/02/2025 11h36
Como vai sua saúde cardíaca? Médica do Hospital do Coração Alagoano ressalta a importância do check-up
Cardiologista Mariana Albuquerque reforça a importância de exames preventivos para identificar fatores de risco para doenças cardíacas - Foto: Sesau/AL

Sendo responsável por bombear sangue e garantir o funcionamento adequado de todo o organismo, o coração é um dos órgãos mais vitais do corpo humano. No entanto, muitas pessoas só buscam um cardiologista quando já apresentam sintomas ou complicações. A prevenção é a melhor forma de garantir um coração saudável e um check-up cardiológico regular pode ser decisivo na detecção precoce de doenças cardiovasculares.

A cardiologista do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, Mariana Albuquerque, reforça a importância desses exames preventivos. Ela destacou que os check-ups cardiológicos são essenciais para avaliar a saúde do coração de forma individualizada. “O check-up permite identificar fatores de risco, como hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de avaliar o funcionamento do coração. Com uma análise detalhada, podemos intervir antes que problemas mais graves se desenvolvam”, explica a especialista.

Segundo Mariana Albuquerque, o check-up anual cardiológico é fundamental para o acompanhamento da saúde. “Se o paciente já é hipertenso, diabético e tem o colesterol elevado, é necessário fazer este acompanhamento. E, se é sedentário e deseja iniciar atividade física ou se tem histórico familiar de doença cardiovascular precoce, é preciso ficar atento e realizar o check-up todo ano”, orienta.


Exames essenciais no check-up cardíaco

Para uma avaliação completa da saúde do coração, alguns exames são fundamentais e devem ser realizados regularmente, segundo informou a cardiologista. O eletrocardiograma (ECG), por exemplo, registra a atividade elétrica do coração e ajuda a detectar arritmias e alterações cardíacas. Já o ecocardiograma, analisa a estrutura interna do coração e verifica o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco.

“Pessoas que iniciarão as atividades físicas não podem deixar de fazer o teste ergométrico [teste de esforço], que avalia a resposta do coração ao exercício físico, identificando possíveis obstruções nas artérias coronárias. Além de outros exames mais específicos que o cardiologista vai determinar, a depender da queixa clínica de cada paciente”, explica Mariana Albuquerque.

Exemplo

A paciente Maria Aparecida Andrade, de 50 anos, em atendimento no Ambulatório do Hospital do Coração Alagoano, sabe bem a importância destes exames de check-up. Ela não os realizava até começar a perceber que estava se cansando muito para realizar qualquer atividade. “Até para varrer uma casa era difícil para mim! Após procurar ajuda médica descobri que estava com problemas cardíacos, fiz um cateterismo e sou acompanhada rotineiramente pelo Hospital do Coração Alagoano”, relata.

A cardiologista destaca que a frequência desses exames pode variar de acordo com a idade, histórico familiar e estilo de vida do paciente. “Pacientes com histórico familiar de doenças cardíacas ou comorbidades, como diabetes e hipertensão, podem necessitar de acompanhamento mais rigoroso”, alerta Mariana Albuquerque.


Estilo de Vida

Além dos check-ups regulares, adotar hábitos saudáveis é essencial para manter o coração em bom funcionamento. Algumas medidas fundamentais incluem a prática de atividades físicas regulares, manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e grãos integrais, evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e gorduras saturadas, controlar o peso, reduzir o consumo do álcool e evitar o tabagismo, assim como gerenciar o estresse e priorizar o bem-estar emocional.