Saúde

Hospital da Mulher de Alagoas registra mais uma captação de órgãos

Por Joyce Marques / Ascom Sesau 24/02/2025 15h23
Hospital da Mulher de Alagoas registra mais uma captação de órgãos
Os órgãos doados no Hospital da Mulher de Alagoas salvaram a vida de cinco alagoanos - Foto: Assessoria



O Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou a terceira captação de órgãos para transplantes neste fim de semana. Cinco vidas alagoanas foram salvas graças ao ato de solidariedade da família de uma paciente jovem, de 19 anos, que teve diagnóstico de morte encefálica confirmado pela equipe médica.

O procedimento aconteceu com apoio da Central de Transplantes de Alagoas e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), com atuação dos profissionais do Hospital da Mulher de Alagoas, que captaram rins, fígado e córneas.

“Agradecemos a família que, em meio a sua dor, realizou um ato de amor e generosidade, salvando vidas em nosso estado. Parabenizo a equipe que atuou em mais uma captação de órgãos e sensibilizou a família da paciente sobre a importância da doação”, ressaltou a diretora geral do Hospital da Mulher de Alagoas, Yarin Rocha.

Dados da Central de Transplantes de Alagoas apontam que 529 pessoas aguardam por transplante, deste número, 500 esperam a doação de córnea.

A enfermeira da OPO, Anne Costa, ressalta a atuação da Sesau em zerar este número. “Gostaria de agradecer primeiramente à família e ao Hospital da Mulher, que nos ofereceu todo suporte necessário. A Sesau não tem medido esforços para zerar a lista de alagoanos que necessitam de transplante de órgãos”, destacou a profissional.

Informe à família o desejo de doar

No Brasil, a doação de órgãos só é possível com autorização dos familiares, após diagnóstico de morte encefálica. A família é consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos e, por isso, é importante que, quem deseja ser doador, converse com familiares e amigos para deixar clara a intenção de salvar vidas.

“Falar sobre doação de órgãos é um gesto de amor e empatia ao próximo. Se declare doador, diga sim para vida”, finalizou Anne.