Saúde

Cedim realiza quase 16 mil mamografias em um ano e reforça importância do exame

Serviço da Uncisal oferece diagnóstico rápido e encaminhamento para tratamento pelo SUS

Por Uncisal 12/02/2025 10h33
Cedim realiza quase 16 mil mamografias em um ano e reforça importância do exame
Cedim funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h - Foto: Uncisal

“Se não fosse o exame, talvez a situação fosse muito pior”. A aposentada Eleilda Ferro, de Maceió, faz questão de deixar esse recado para outras mulheres. No ano passado, ela foi diagnosticada com câncer de mama após realizar uma mamografia no Centro de Diagnóstico e Imagem (Cedim) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

“Descobri rápido, fiz a mamografia, a ultrassonografia e a biópsia. O atendimento foi maravilhoso, e tudo aconteceu com muita agilidade. Já fiz a cirurgia e comecei a quimioterapia. Só tenho a agradecer”, relatou.








Assim como Eleilda, milhares de mulheres buscam o Cedim anualmente para realizar o exame de mamografia. Entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, foram realizados 15.944 exames, tornando a mamografia o procedimento mais realizado pelo serviço. O exame, fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, identificou, após biópsia, 191 casos de câncer de mama nesse período.

Para muitas mulheres, a mamografia é o primeiro passo para o diagnóstico e tratamento adequado.

“O exame é a porta de entrada do cuidado com a saúde da mulher”, explica Laís Ribeiro, técnica em Radiologia, que é integrante da primeira turma de Radiologia da instituição. “Atendemos pacientes de Maceió e de várias cidades do interior. Temos uma demanda muito grande, com cerca de 80 exames realizados por dia, de segunda a sexta-feira”, explicou.

A médica Tatiana Mindelo destaca que o Cedim conta com dois mamógrafos digitais de última geração, além de oferecer ultrassonografia mamária e biópsia guiada por imagem para complementar a investigação.

“A mamografia pode ser feita de duas formas: de rastreio, quando é um exame de rotina para mulheres assintomáticas, e diagnóstica, quando há sintomas ou necessidade de investigação mais detalhada”, explica Laís.







Em alguns casos, apenas a mamografia não é suficiente para fechar o diagnóstico. “Quando o exame apresenta resultados inconclusivos ou suspeitos, realizamos ultrassonografia e, se necessário, punção e biópsia”, acrescenta Tatiana.

O diferencial do Cedim, segundo ela, é a continuidade do cuidado: todas as pacientes que precisam de exames complementares são reconvocadas pelo próprio serviço, reduzindo o tempo de espera e garantindo um diagnóstico mais ágil.

Diagnóstico precoce


O diagnóstico precoce foi essencial também para Fabiany Valéria da Silva Santos, autônoma de Maceió. Em 2023, ao sentir um incômodo na mama direita, decidiu procurar atendimento.

“Senti um queimação, passei a mão e percebi um caroço. Fiz a mamografia no Cedim e o resultado foi inconclusivo. Fui encaminhada para ultrassonografia e biópsia. Quando o resultado saiu, fui imediatamente encaminhada para o Hospital da Mulher, onde passei pela equipe de oncologia”, conta.







Fabiany precisou passar por uma cirurgia para retirada do tumor e, em seguida, fez sessões de radioterapia. “Graças ao diagnóstico precoce, não precisei de quimioterapia. Hoje estou em remissão e curada”, celebra.

A diretora do Cedim, Ceiça Carvalho, reforça a importância da busca ativa das pacientes e da continuidade do acompanhamento.

“Nosso serviço oferta todo o ciclo de prevenção, diagnóstico e rastreamento de forma 100% SUS. Aqui, a paciente que apresenta qualquer suspeita tem o diagnóstico fechado em menos de 30 dias e já é encaminhada para tratamento”, afirma.

O Cedim funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Mulheres entre 40 e 69 anos podem realizar a mamografia sem necessidade de encaminhamento médico.





O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp, no número (82) 98833-8578. Para isso, basta apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação. Mulheres com menos de 40 anos ou mais de 69 anos precisam de solicitação médica para realizar o exame.

“Nosso serviço está de portas abertas o ano inteiro. O mais importante é que as mulheres façam a mamografia anualmente e não deixem de cuidar da própria saúde”, finaliza Ceiça.