Saúde
Associação debate Alzheimer durante o “Fevereiro Roxo”
Na reunião, associados decidiram fazer levantamento para saber quantos pacientes com diagnóstico vivem em Alagoas

Este mês traz consigo o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do Alzheimer, através da campanha Fevereiro Roxo.
De acordo com o médico geriatra Denis Melo, no Brasil, estima-se que aproximadamente 8,5% da população com 60 anos ou mais conviva com algum tipo de demência, incluindo o Alzheimer, o que representa cerca de 2,71 milhões de pessoas.
“Especificamente aqui em Alagoas, dados sobre a prevalência da Doença de Alzheimer são limitados. No entanto, entre 2012 e 2022, foram registrados 1.636 óbitos relacionados à doença no estado, com uma tendência crescente ao longo dos anos. A maioria desses óbitos ocorreu em Maceió, totalizando 883 casos”, detalhou o médico que é diretor científico da Abraz/AL (Associação Brasileira de Alzheimer em Alagoas).
Ainda segundo Denis Melo, a Doença de Alzheimer é uma realidade presente e crescente. A perspectiva é que os casos da doença tripliquem até 2050. “Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento populacional, a prevalência da doença tem aumentado significativamente, tornando-se um desafio atual e maior ainda futuro”, explicou o geriatra que completou que Doença de Alzheimer afeta mais mulheres do que homens.
“Estudos indicam que a prevalência é maior no sexo feminino, possivelmente devido à maior expectativa de vida das mulheres as alterações hormonais relacionadas a menopausa”, esclareceu.
A Abraz/AL afirmou que irá mapear a quantidade em um trabalho conjunto com o governo do estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e das secretarias municipais de saúde.
A vice-presidente da entidade em Alagoas, Maria José de Souza Florencio, explicou que a Abraz existe no Brasil desde 1992 e, atualmente, está presente em quase todos os estados. A Abraz/AL foi criada no dia 23 de abril de 2005. Em abril, quando a Associação completará 20 anos, irá realizar vários eventos no mês de abril.
Atualmente, a Abraz conta com dois grupos de apoio. No próximo dia 19, será aberto mais um grupo no prédio da Uncisal, que fica localizado à Rua Pedro Monteiro, n° 347, no Centro.
A Abraz está realizando um recadastro dos seus aproximados 200 associados. No início desta semana, foram reiniciadas as reuniões de grupo de apoio dos familiares e cuidadores de pessoas com a doença de Alzheimer, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Ponta Verde. As reuniões acontecem sempre na segunda segunda-feira de cada mês, às 18h30. Nos encontros, palestras com o médico geriatra e diretor científico da Abraz/AL, Denis Melo.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas