Saúde
Hospital Regional do Alto Sertão passa a integrar estratégia nacional para reduzir infecções em UTIs
Durante o triênio 2024-2026 a unidade será acompanhada pela o Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração, de São Paulo
O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é uma das instituições selecionadas para integrar o projeto “Saúde em Nossas Mãos”, no triênio 2024-2026, iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi- SUS), do Ministério da Saúde.
O projeto, que visa reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde, tem a supervisão da Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração (Hcor), localizado no Estado de São Paulo.
Esta semana, uma equipe do hospital paulista esteve no HRAS para uma visita técnica presencial e, durante o encontro, a equipe da unidade de saúde alagoana, formada por médicos, enfermeiros e técnicos, participou de uma capacitação sobre temas associados à infecção, como tipos, diagnóstico e precauções de isolamento.
Eles receberam ensinamentos sobre como montar um quadro de monitoramento, o Kamishibai - ferramenta que possibilita a auditoria diária do cuidado ao paciente, avaliação da adesão aos processos de trabalho, identificação e planejamento de oportunidades de melhoria.
Consultora do projeto Saúde em Nossas Mãos e enfermeira da Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração (Hcor), Soélen Silva destacou que o projeto vai aprimorar a segurança e a qualidade do atendimento hospitalar.
“Estamos aqui para mostrar, acompanhar e, principalmente, apoiar a equipe no projeto, que possui o objetivo de reduzir as infecções em 50% por um triênio. Então, por esse período, estaremos acompanhando o HRAS. Já observamos que tem muitas coisas boas, muitos processos onde tentaremos alinhar alguns como oportunidade de melhorias”, ressaltou.
O diretor geral do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, salientou que o projeto traz uma proposta de evolução importante no combate às infecções hospitalares, que é perceptível desde a implantação.
“A metodologia utilizada, além de possibilitar avanço na qualidade da assistência, motiva a equipe assistencial no cumprimento das metas e o alcance dos indicadores de cada paciente. A adesão da Sesau a esse projeto para o HRAS é extremamente positiva, pois nos possibilita atender a população de maneira ainda melhor, salvando vidas e gerando economia para o nosso Estado, possibilitando ampliação dos serviços”, disse.
A coordenadora de enfermagem do HRAS, Camila de Araújo, disse que é uma honra participar do projeto Saúde em Nossas Mãos, que conta com auxílio, por meio de reuniões virtuais e presenciais, para acompanhar os indicadores de resultado e de processo, compartilhando desafios, testes de mudanças, melhorias; e realizando benchmarking com outras instituições participantes.
“Contamos com o empenho e dedicação de toda a equipe para que essa parceria seja um marco na melhoria da qualidade da assistência aos nossos pacientes. Juntos, faremos do HRAS um exemplo de excelência e segurança no cuidado em saúde”, celebrou.
Mais lidas
-
1Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
2Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
3Sucesso da Netflix
Mistério! O que realmente aconteceu com Charmaine em Virgin River?
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Outubro
Vídeo sobre cratera em ponte sobre o Rio São Miguel é antigo e problema foi solucionado no ano passado