Saúde

Hospital Geral do Estado registra 151 atendimentos no Réveillon

Foram 76 motivados por acidentes, 58 por descontrole de doenças crônicas, 14 por algum tipo de agressão, duas por afogamento e uma por tentativa de suicídio

Por Thallysson Alves / Ascom Sesau 02/01/2025 11h58
Hospital Geral do Estado registra 151 atendimentos no Réveillon
De 31 de dezembro de 2024 a 1º de janeiro de 2025, o HGE notificou 65 altas de pacientes que estavam internados, 51 novas internações e duas transferências - Foto: Thallysson Alves / Ascom Sesau

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou um elevado número de admissões relacionadas a acidentes durante o Réveillon. Dos 151 atendimentos gerais contabilizados pela maior unidade de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 76 foram motivados por acidentes, 58 por descontrole de doenças crônicas, 14 por algum tipo de agressão, duas por afogamento e uma pela tentativa de suicídio.

Dos 76 acidentes, 38 tiveram procedência do trânsito (20 colisões, 16 de moto e dois atropelamentos), 37 foram considerados casuais (eventos inesperados e indesejáveis que causam danos à saúde) e uma de trabalho. Já das 14 pessoas agredidas, sete sofreram violências corporais, cinco foram alvos de armas brancas e duas sofreram ferimentos causados por arma de fogo.

“O que nos chama atenção é o número expressivo de cidadãos que precisaram do nosso atendimento após sofrerem algum tipo de acidente, principalmente os de trânsito. Foi um quantitativo muito alto, superior ao que registramos de casos clínicos. Inclusive, um número superior ao que registramos na virada de ano de 2023 para 2024”, comentou o diretor médico, Rodrigo de Melo.

No Réveillon anterior, o HGE registrou mais atendimentos com 193 registros, porém menos acidentes com 58 casos, sendo 24 casuais e 34 de trânsito (28 colisões, cinco atropelamentos e um capotamento).

Para o médico, a desatenção, a imprudência, o desrespeito às leis do trânsito, o uso do aparelho do celular na direção e o consumo de bebida alcóolica antes da condução do veículo são os principais motivadores desse aumento.

“Nós estamos fazendo a nossa parte, mas é preciso que a população também faça a sua adotando hábitos de prevenção que asseguram a saúde e bem-estar das pessoas. Respeitar os limites de velocidade, manter-se atento, descansar, usar os equipamentos de proteção e não consumir bebidas alcoólicas antes da condução de qualquer meio de transporte, incluindo a bicicleta, são essenciais para evitar que a festa termine em tragédia”, enfatizou o diretor médico do HGE.

Mais números

Nos dias 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, o HGE notificou 65 altas de pacientes que estavam internados, 51 novas internações e duas transferências para outras unidades de saúde.

Também realizou 26 procedimentos cirúrgicos, sendo 10 gerais, seis vasculares, três ortopédicas, três bucomaxilofaciais, duas plásticas, uma neurológica e uma oftalmológica.