Saúde
Estudos da Ufal associam alimentação à qualidade de sono e revelam distúrbios em 57% dos adultos
Pesquisas ligadas à Faculdade de Nutrição foram apresentadas em evento nacional
O Grupo Cronobiologia, Nutrição e Saúde (Cronus), criado em 2021 e vinculado à Ufal, tem se destacado na comunidade científica por suas metodologias inovadoras e seu alcance nacional. A equipe trouxe para a Ufal o segundo lugar no Nutri Experience 2024 pelos trabalhos que associam a alimentação à qualidade do sono.
O evento realizado em Maceió, no último mês de novembro, premiou os trabalhos intitulados Associação entre padrão alimentar não saudável, qualidade do sono e depressão entre adultos brasileiros e Associação entre alimentação vegetariana e indicadores de má qualidade do sono em adultos brasileiros, ambos das mestrandas do Programa de Pós-graduação em Nutrição da Ufal Márcia Lima e Larissa Soares, orientadas pela professora Giovana Longo-Silva.
“Foi uma grande honra receber esse prêmio. Ele representa o reconhecimento do trabalho duro e da dedicação do nosso grupo de pesquisa. Espero que os resultados ajudem a chamar mais atenção para a relação entre alimentação, sono e saúde mental”, destacou Larissa Soares. O tema é bastante estudado pelo grupo, que comemora os resultados. “Saber que nosso estudo sobre a alimentação vegetariana e a qualidade do sono foi reconhecido reforça a importância de pesquisas que investigam o impacto dos hábitos alimentares na qualidade de vida”, acrescentou Márcia Lima.
Os dados apresentados nos trabalhos foram baseados nos resultados da pesquisa Sonar-Brasil, que investiga os padrões de sono, alimentação e nutrição da população adulta do país. A professora Giovana Longo, idealizadora do Cronus também foi convidada para ministrar a palestra Nutrientes e Sono: Quais e Quando Suplementar?.
Congresso Brasileiro do Sono
Após o sucesso no Nutri Experience, o grupo Cronus também se destacou no Congresso Brasileiro do Sono 2024, realizado no início do mês de dezembro, em São Paulo. A equipe apresentou dados inéditos da segunda etapa da pesquisa nacional Sonar-Brasil, realizada em 2022.
Financiada pela Fapeal, a pesquisa é pioneira ao integrar dados sobre cronobiologia e sono em um estudo de base populacional. A professora Giovana Longo-Silva fez uma apresentação oral no evento e compartilhou dados que revelam que 57% dos adultos brasileiros enfrentam pelo menos um distúrbio do sono, sendo os mais comuns insônia (26%), ronco (23%) e bruxismo (19%).
"Os resultados indicam que os distúrbios do sono são mais prevalentes entre os adultos mais velhos, e que os homens são mais afetados por ronco e apneia, enquanto as mulheres apresentam mais insônia e despertares noturnos frequentes", explicou a professora. Até o momento, o projeto Sonar-Brasil já gerou nove artigos publicados em revistas internacionais, além de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, iniciação científica e outras submissões em andamento.
Durante o Congresso Brasileiro, a mestranda Márcia Lima também levou o nome da Ufal em uma apresentação de pôster com o estudo sobre a associação entre jet lag social e Índice de Massa Corporal (IMC). A pesquisa destaca que os adultos que alteram seus horários de sono nos finais de semana têm maior propensão ao sobrepeso e à obesidade.
A participação do grupo encerrou no evento com o Lançamento da 1ª edição do Livro Sono e Nutrição, organizado pela Associação Brasileira do Sono, com autoria do Cronus em um dos capítulos, intitulado Nutrientes e Sono. "O evento foi uma oportunidade para ampliar as colaborações acadêmicas e fortalecer a visibilidade do grupo no cenário nacional", ressaltou Giovana, e completou: “O sucesso nos eventos reforça a excelência acadêmica da Ufal e evidencia o compromisso do grupo Cronus com a geração de conhecimento relevante para a saúde da população brasileira, com foco especial na crononutrição e qualidade do sono”.
Cronus nas redes
Inicialmente criado para divulgar a pesquisa Sonar-Brasil em todo o país, o perfil @cronus_sonar, no Instagram, se transformou num importante canal para traduzir o conhecimento científico para a vida cotidiana. Os conteúdos são elaborados pela professora Giovana Longo, estudantes de graduação e pós-graduação de Nutrição, além de estudantes de jornalismo e relações públicas da Ufal. A página compartilha informações científicas de forma acessível e oferece dicas práticas para promover hábitos saudáveis de sono, alimentação e estilo de vida.
Mais lidas
-
1Brasil
WhatsApp, Instagram e Facebook ficam fora do ar na tarde desta quarta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Briga de gigantes
Velozes e Furiosos 11 pode entregar uma das melhores cenas de Dominic Toretto