Saúde

Dermatologista orienta sobre cuidados para evitar câncer de pele no verão

Tumor de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle, causando feridas

Por Daniel Tavares / Ascom Sesau 17/12/2024 00h12
Dermatologista orienta sobre cuidados para evitar câncer de pele no verão
Além de usar chapéu, boné e não se expor ao sol é necessário usar protetor solar diariamente conforme a especialista da Sesau - Foto: Ascom Sesau

O verão bate à porta e as temperaturas mais quentes exigem uma hidratação extra e um cuidado redobrado com a pele. Diante disso, a dermatologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cleide Vieira, reforça as orientações que devem ser adotadas para evitar o câncer de pele, considerado o mais frequente no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).

Conforme explicou a médica, a principal causa do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol, e sem a devida proteção. O tumor de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle. A profissional recomenda o uso diário de protetor solar, com o fator de proteção de 30 PFS, no mínimo, como uma medida primordial para prevenir a doença.

“Para quem fica muito exposto ao sol, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas. Também é fundamental reaplicar após atividades físicas que causem muita transpiração. Outra coisa que ajuda bastante é o uso de chapéus de abas largas, óculos de sol de boa qualidade e de roupas com proteção solar. O ideal é evitar a exposição ao sol por longos períodos, mas se não tiver como, é fundamental adotar esses cuidados que citei”, afirmou Cleide Vieira.

A dermatologista pontuou, ainda, que os pais ou responsáveis devem evitar a exposição solar de crianças por longos períodos. Além disso, todas as pessoas devem ter um cuidado com a pele ainda maior no horário entre 9h e 15h, período do dia que conta com uma incidência de radiação solar. A profissional também chamou a atenção para a necessidade de se tomar bastante líquido durante o dia, de preferência água.

“É importante ficar atento ao surgimento de lesões na pele. Se aparecer qualquer lesão na pele, é fundamental procurar imediatamente um dermatologista para que o ferimento seja avaliado e, se necessário, tomar as devidas providências. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por isso, é bom ficar atento, se proteger e curtir o verão com tranquilidade”, finalizou a dermatologista, ressaltado que este mês ocorre o Dezembro Laranja, mês de conscientização contra o câncer de pele.

Vale lembrar que é possível encontrar atendimento dermatológico em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do municípios alagoanos. Após a triagem inicial, os pacientes são regulados para consultas com especialistas, que prestam todo o suporte necessário.