Saúde

SMS monitora caso suspeito de meningite em creche na Chã da Jaqueira

Paciente é uma menina de 1 ano e 4 meses que, segundo o acompanhamento médico, está evoluindo bem, sem sinais de gravidade e respondendo positivamente ao tratamento

Por Tribuna Hoje com Assessorias 16/12/2024 23h41 - Atualizado em 17/12/2024 00h26
SMS monitora caso suspeito de meningite em creche na Chã da Jaqueira
Maceió lidera em números de casos da meningite em Alagoas - Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió está acompanhando de perto um caso suspeito de meningite, identificado no domingo, dia 15, no Gigantinho, creche da rede municipal, da Chã da Jaqueira. Desde a notificação, a Área Técnica Municipal das Meningites iniciou as medidas de vigilância e está em constante contato com a Secretaria de Educação do município.

A equipe técnica da SMS está realizando a profilaxia em pessoas próximas à paciente, para prevenir uma possível contaminação, e monitorando toda a comunidade da unidade escolar. A suspensão das aulas não é indicada, pois manter as crianças na escola é considerado mais seguro para o monitoramento.

Detalhes do caso

A paciente é uma menina de 1 ano e 4 meses que, segundo o acompanhamento médico, está evoluindo bem, sem sinais de gravidade e respondendo positivamente ao tratamento. A SMS continua monitorando a criança durante toda a hospitalização e aguarda a identificação etiológica para determinar o sorotipo da doença.

Panorama mensal da doença meningocócica em Alagoas

O Boletim Epidemiológico da Doença Meningocócica, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou 21 casos confirmados de meningite em Alagoas entre 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2024. Desses, 16 são do tipo B e cinco não foram identificados.

Dos casos confirmados, 15 foram diagnosticados em Maceió, dois em Capela, um em Jequiá da Praia, um em Flexeiras, um em Satuba e um em Marechal Deodoro. O estado registrou oito óbitos decorrentes da doença, sendo cinco na capital alagoana, um em Jequiá da Praia, um em Flexeiras e um em Satuba.

Medidas de enfrentamento

Seguindo o Plano Estadual de Enfrentamento à Meningite, a assistência aos pacientes suspeitos ou diagnosticados tem sido realizada através da Central Estadual de Regulação de Leitos, que facilita as transferências para unidades hospitalares de referência. A Sesau também oferece assistência técnica às gestões municipais, capacitando os profissionais sobre o Manejo Clínico e Laboratorial da Meningite.