Saúde
Hospital salva vidas e reforça legado de solidariedade em 4ª captação de órgãos
Durante o procedimento foram captados dois rins; órgãos serão destinados a receptores de Alagoas e de outro Estado
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, realizou sua quarta captação de órgãos para transplantes. Dois rins foram captados de um homem de 55 anos, vítima de um Acidente Vascular Isquêmico (AVC). Os órgãos serão destinados a receptores de Alagoas e de outro Estado.
A doação foi autorizada pela família do doador, que, mesmo diante da dor, tomou a decisão de transformar o luto em esperança para outras vidas. A enfermeira Géssica Serafim, integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HMA, ressaltou a importância desse gesto de solidariedade.
"Cada doação é uma oportunidade de salvar vidas. A confiança da família é fundamental para o sucesso dessa captação, e estamos muito gratos por podermos oferecer essa segunda chance a outras pessoas", afirmou a enfermeira.
Já Paula Farias, enfermeira também integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HMA, observou a motivação da equipe.
“É muito gratificante participar do processo, saber que há a possibilidade de contribuir com a vida de outras pessoas. Mesmo no momento de dor de uma família, ela diz sim ao processo e isso motiva demais a todos. A continuação da vida permanece nos motivando nessa caminhada”, acrescentou.
Para Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, o sistema de transplantes de Alagoas tem se fortalecido em decorrência do compromisso dos envolvidos.
"É um trabalho conjunto entre as equipes de saúde e a solidariedade da família do doador. Aqui em Alagoas estamos crescendo graças ao compromisso de hospitais como o HMA, que fazem a diferença na vida das pessoas e o esclarecimento da população sobre a importância da doação", frisou.
A terceira captação de órgãos do HMA ocorreu no último dia 25 de outubro. Naquela data, os órgãos captados foram o fígado e as córneas de outro doador, que, assim como no caso recente, também teve sua morte encefálica confirmada.
“O Hospital Metropolitano de Alagoas continua firme em sua missão de contribuir com a saúde pública, oferecendo não apenas tratamentos médicos de alta complexidade, mas, também, sendo um ponto de referência na doação de órgãos, que representa uma segunda chance para aqueles que aguardam por um transplante”, enfatizou o diretor do hospital, Filipe Fernandes.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas