Saúde
Lei garante aumento do alcance de doenças detectadas no Teste do Pezinho
Foi promulgada nessa quinta-feira (14) uma nova lei, de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), que expande o alcance do Teste do Pezinho na Rede Municipal de Saúde. A lei visa aprimorar o rastreamento de doenças em recém-nascidos, integrando o exame ao Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) com um escopo ampliado de diagnósticos.
A partir de agora, o Teste do Pezinho realizado nos estabelecimentos de saúde pública municipais deverá incluir a triagem de várias patologias além das já cobertas anteriormente.
Entre as doenças que poderão ser detectadas estão: fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase, toxoplasmose congênita, galactosemias, aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da ureia, distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos, doenças lisossômicas, imunodeficiências primárias e atrofia muscular espinhal.
O vereador Leonardo Dias ressaltou a importância do exame para a saúde pública, destacando que o Teste do Pezinho. A nova medida busca garantir que recém-nascidos recebam diagnóstico e tratamento precoce, evitando complicações futuras.
"É um procedimento preventivo fundamental para identificar doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas em tempo oportuno, garantindo que sejam tratadas antes que possam causar problemas graves à saúde das crianças".
Mais lidas
-
1Segurança Pública
PF investiga desvio de verbas da saúde e lavagem de dinheiro em Alagoas
-
2Contrato assinado
Ministério Público de Alagoas anuncia novo concurso público
-
3Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
4Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
5Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar



