Saúde
Saúde quer dobrar vacinação contra HPV
Novo esquema de imunização anunciado prevê apenas uma dose para faixa etária de nove a 14 anos, de ambos os sexos
A expectativa das secretarias estadual e municipal de saúde de Maceió é que o novo esquema de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), anunciado pelo Ministério da Saúde, dobre o alcance de imunização do público-alvo.
Antes candidatos a tomar duas doses do imunizante, os adolescentes, de ambos os sexos, de nove a 14 anos de idade, precisarão ir aos postos de saúde apenas uma vez. A vacina será aplicada, agora, em dose única.
O imunizante está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 102 municípios alagoanos. A vacina faz parte do calendário vacinal obrigatório e é ofertada durante o ano todo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Alagoas, de acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), no ano de 2024, foram aplicadas 47.468 de vacinas contra o HPV. Para a técnica de normatizações do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), da Sesau, enfermeira Amélia Albuquerque, a cobertura vacinal em Alagoas é considerada na média, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde que é de 95%.
“Com a mudança no esquema da vacinação esperamos aumentar ainda mais o número de doses aplicadas em Alagoas”, resumiu.
A Secretaria de Saúde de Maceió tem dados numéricos sobre a cobertura vacinal extraídos da série histórica que compreende os anos de 2014 a 2023.
A primeira dose foi aplicada em 62,80% do público feminino apto a receber o imunizante. A segunda dose alcançou 43,80% das meninas entre nove e 14 anos de idade. Entre os meninos, a adesão foi um pouco menor. Enquanto 44,67% tomaram a primeira dose, apenas 22,56% tomaram a segunda.
A secretaria frisou que os grupos especiais formados por vítimas de violência sexual, pessoas em tratamento oncológico, transplantados, portadores de HIV, profilaxia pré-exposição e papilomatose respiratória recorrente, permanecem com duas ou três doses de acordo com cada situação. No caso dos grupos especiais, são formados por homens e mulheres entre nove e 45 anos da idade.
A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) reforçou a importância da vacina contra o HPV para prevenir o câncer do colo do útero, segunda doença que mais mata mulheres no Brasil.
A técnica de normatizações do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), da Sesau, enfermeira Amélia Albuquerque, ressaltou que a vacinação é uma das estratégias mais importantes para prevenção da infecção pelo vírus HPV.
Na avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina é segura e eficaz. A doença é causada por um vírus que contamina pele ou mucosas de forma oral, genital ou anal, tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais e câncer, a depender do tipo de vírus.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial