Saúde
Defensoria Pública discute medidas para aumentar captação de órgãos para transplantes
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) participou, nessa semana, de uma reunião com representantes da Central de Transplantes de Alagoas (CTA) e equipe do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, para discutir ações voltadas ao aumento da captação de órgãos na unidade de saúde. O encontro contou com a presença dos defensores públicos Daniel Alcoforado, Lucas Valença e Marcos Freire.
Entre os pontos abordados estão a necessidade de sensibilização e capacitação dos servidores, melhorias na estrutura física do hospital, alinhamento dos processos de trabalho e conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos para transplantes.
A Defensoria Pública identificou um baixo índice de transplantes múltiplos de órgãos no início deste ano. Segundo dados da Central Estadual de Transplantes (CET), Alagoas registrou apenas sete casos de doações múltiplas de órgãos ao longo de 2023. A instituição tem promovido uma série de reuniões com equipes médicas e dirigentes dos principais hospitais do Estado no intuito de cobrar a melhora dos números de doação, assim como entender as necessidades e garantir materiais e melhorias das estruturas hospitalares. Até agosto deste ano, de acordo com a CET, o número de doações já foram o dobro de todo ano passado.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha