Saúde

Nutrição esportiva para mulheres: como definir a alimentação pré e pós treinos

Por Assessoria 16/08/2024 16h13
Nutrição esportiva para mulheres: como definir a alimentação pré e pós treinos
Uma alimentação equilibrada será um consenso de estratégias pensadas para rotina de quem faz exercícios regularmente, seja um atleta profissional ou não - Foto: Freepik

Para realizar treinos com boas performances, seja de modo profissional, seja para uma boa qualidade de vida, uma série de fatores como tempo, dedicação, rede de apoio e alimentação também importa. Por isso é essencial entender a importância da atividade física e da escolha correta dos alimentos, especialmente quando o objetivo é melhorar o ganho de massa magra.

Assim, cuidar da alimentação no pré e pós treino é fundamental para alcançar os objetivos. Isso porque o que se come antes e depois dos exercícios influencia diretamente no desempenho, otimização dos resultados, gerenciamento de peso e na recuperação do organismo.

Além disso, cada modalidade esportiva tem suas próprias necessidades, de acordo também com as exigências específicas de cada atleta. Uma alimentação equilibrada será um consenso de estratégias pensadas para rotina de quem faz exercícios regularmente, seja um atleta profissional ou não.

O esforço físico leva a alterações fisiológicas que quando realizados de forma intensa causa um desgaste nutricional que precisa ser compensado com os alimentos certos e com as quantidades ideais de carboidrato, proteína, gordura, vitaminas e minerais. A principal fonte de energia do organismo é a glicose resultante do consumo de carboidratos e o que não é usado como fonte energética pelo organismo é armazenado nos músculos sob forma de glicogênio.

Por isso carboidratos são indicados antes e depois dos treinos. A quantidade, no entanto, varia de acordo com o tipo de exercício, a duração e a intensidade, além do tempo de digestão dos alimentos. A recomendação geral é se alimentar entre 1h30 e 2h30 antes do treino para evitar desconfortos gastrointestinais. Boas fontes de carboidratos incluem frutas, como banana e maçã, grãos integrais e tubérculos, como batata-doce.

O pós treino requer mais proteínas porque elas atuam na síntese proteica e na reparação dos tecidos musculares. Nestes casos as refeições podem ter frango, peixe, ovos, laticínios e leguminosas. Outra dica é fazer a refeição em uma janela de 30 a 60 minutos após o treino