Saúde

Projeto de Extensão da Uncisal promove ações de conscientização sobre a vacinação

Atividades incluem visitas e uso de plataforma digital para esclarecer dúvidas e combater fake news sobre vacinas

Por Danielle Cândido / Ascom Uncisal 01/08/2024 09h27
Projeto de Extensão da Uncisal promove ações de conscientização sobre a vacinação
Atividades incluem a distribuição de panfletos, a verificação dos cartões de vacina e o esclarecimento de dúvidas através do canal digital Vacinazap - Foto: Ascom Uncisal

O Projeto de Extensão Saber + Saúde (PESMS), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, intensifica suas atividades em agosto, com foco na importância da vacinação como medida preventiva essencial. O projeto realizará uma série de ações de conscientização junto aos estudantes e servidores da Uncisal, abrangendo diferentes unidades e setores.

Durante o mês de agosto, o PESMS desenvolverá uma série de visitas para dialogar sobre a relevância das vacinas e a necessidade de manter o cartão de vacinação atualizado. As atividades incluem a distribuição de panfletos, a verificação dos cartões de vacina e o esclarecimento de dúvidas através do canal digital Vacinazap, uma plataforma acessível pelo WhatsApp destinada a fornecer informações seguras sobre imunização.

“Nosso objetivo é desmistificar as fake news sobre vacinas e reforçar a importância de uma cobertura vacinal abrangente”, ressalta a professora Amanda Macêdo, coordenadora do projeto.

As ações estão programadas para os dias 16, 23 e 30 de agosto, sempre das 9h às 11h, com atividades nas unidades de apoio assistencial da da Uncisal. Além de sensibilizar sobre a importância das vacinas, as equipes verificarão os cartões de vacinação dos interessados e orientarão aqueles com pendências sobre os passos necessários para atualização. A aluna participante do projeto, Larissa Varella, comenta.

“O projeto nos permite sair da nossa bolha e perceber que uma informação que pode ser clara para alguns pode não ser compreendida ou aceita por outros”.

O Vacinazap, acessível pelo número wa.me/5582988509401, é uma inovação do projeto, permitindo que pessoas de todos os 102 municípios de Alagoas tirem dúvidas sobre vacinação e calendário vacinal. Esse serviço é uma resposta direta ao crescimento da desinformação sobre vacinas e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), através da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e do Programa Nacional de Imunizações (PNI) Estadual.

“No canal do Whatsapp, respondemos por mensagens escritas ou áudios, promovendo inclusão e garantindo que todos tenham acesso às informações necessárias", explicou a aluna extensionista.

No início de 2024, o PESMS já promoveu campanhas de sensibilização no Centro de Maceió, esclarecendo dúvidas da população, incluindo trabalhadores formais e informais, sobre a importância das vacinas e a necessidade de manter o cartão de vacinação atualizado. Nessas ocasiões, os estudantes também desmistificaram informações equivocadas e alertaram sobre os perigos de acreditar em fake news relacionadas às vacinas.

"Como extensionista, notei que a população muitas vezes está receosa em relação às vacinas. Em nossas conversas, consegui fornecer informações confiáveis, e muitos entenderam a importância da vacinação e buscaram dados mais seguros. No entanto, percebi que a vulnerabilidade socioeconômica está fortemente ligada aos baixos índices de cobertura vacinal, e a influência das ‘fake news’ tem um papel significativo nos comportamentos de saúde”, acrescentou a estudante de Medicina, Larissa Varella.

“As iniciativas do PESMS estão alinhadas com o Pacto Nacional pela Vacinação, uma iniciativa que o Ministério Público do Estado de Alagoas aderiu em maio de 2024, junto com outros órgãos estaduais e federais”, contextualizou a professora Amanda Macedo. Segundo ela, o pacto, liderado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), busca fortalecer a consciência vacinal e garantir uma proteção eficaz contra doenças preveníveis.

O PESMS, alinhado com os objetivos do pacto, reforça a importância de uma abordagem educativa e científica para combater a desinformação e garantir que a população esteja protegida. “A conscientização sobre a segurança e eficácia das vacinas é essencial para prevenir o retorno de doenças erradicadas e garantir a saúde pública”, concluiu a coordenadora do projeto de extensão.

A iniciativa do Projeto de Extensão Saber + Saúde (PESMS), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), conta com a parceria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (Neqvt) e da Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-estar (Sasbem).