Saúde
Hospital da Cidade recebe milésimo paciente para internação e divulga indicadores
De março a junho deste ano foram realizadas 508 cirurgias e mais de 40 mil exames no Hospital da Cidade de Maceió
Uma nova história na saúde pública municipal de Maceió está sendo escrita. Na primeira semana de julho, o Hospital da Cidade (HC), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), inaugurou a primeira maternidade pública municipal e recebeu o milésimo paciente encaminhado para internação. E tem mais.
Inaugurado em fevereiro deste ano, o HC é o primeiro hospital público municipal da história da capital alagoana e já se destaca pelos números superlativos com apenas quatro meses de atividades. Ao todo, já foram realizadas 508 cirurgias eletivas, além de 41.757 exames e com índice de aprovação de 96,75% de percentual de experiência positiva.
“Tem sido muito gratificante fazer parte dessa história”, destaca o Dr. Rogério Bernardo, médico e diretor técnico do Hospital da Cidade de Maceió. “Cerca de 90% da população depende do Sistema Único de Saúde e é muito gratificante poder oferecer um atendimento seguro, humanizado, de qualidade e com dignidade. Muitos pacientes ainda estranham ao chegar aqui e se deparar com um hospital moderno, com estrutura e tecnologia de ponta, e sem precisar pagar nada”, enfatiza.
Hoje, o hospital oferece os procedimentos de cirurgia geral, cirurgia cardíaca, cirurgia de cateterismo cardíaco, cirurgia de angioplastia, cirurgia oncológica, cirurgia vascular, cirurgia urológica e cirurgia ginecológica e obstétrica. Entre os exames, destaque para análises clínicas, tomografia, ultrassonografia, radiografia, endoscopia, colonoscopia, entre outros.
“O que foi implementado aqui foi baseado no que o município mais precisava, de acordo com o perfil clínico das necessidades da população. Portanto, trouxemos especialidades e procedimentos como a cirurgia vascular, porque o pré-diabético é um grande gargalo na saúde local, assim como Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Cardiologia, Clínica Médica, entre outros que a população precisava”, explica o diretor.
Público e gratuito, o Hospital da Cidade funciona de forma regulada, ou seja, para ter acesso aos serviços é necessário ser encaminhado por outra unidade de saúde, como outros hospitais, unidades básicas e pronto atendimentos, para a realização de consultas, exames, cirurgias ou internações.
Redução do tempo de espera e filas zeradas
Dentre os principais avanços que o Hospital da Cidade tem proporcionado para a população maceioense estão a redução do tempo de espera para a realização de determinados serviços e cirurgias, e o zeramento de filas, como a de exame de ultrassonografia da próstata.
“Outro exemplo é a fila de tomografia de estadiamento de câncer, que foi criada e tem sido atendida desde quando o hospital começou a funcionar, isto é, era uma demanda que já existia e que agora é possível marcar e realizar com muito mais rapidez, assim como tem sido a fila de MAPA, que é a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial”, complementa o Dr. Rogério.
O diretor também destaca que, assim como os pacientes, os colaboradores também sentem satisfação com a estrutura que o hospital oferece. “Todos aqui sentem orgulho em fazer parte desse time, de atuar no primeiro hospital público municipal, na primeira maternidade pública municipal. Quem é atendido aqui reconhece que este era o aparelho que Maceió estava precisando. E eu acredito que logo, logo a população em geral vai ter a dimensão do que este hospital representa em termos de qualidade, atendimento humanizado e excelência”, conclui.
Sobre o Hospital da Cidade
O Hospital da Cidade é custeado pela Prefeitura de Maceió e está sob gestão compartilhada com o ISAC. Possui capacidade para 217 leitos de observação e internação, com UTI tipo II adulto, pediátrica e neonatal. Atende casos de média e alta complexidade por meio do PRONTO! - Sistema de Marcação de Consultas e Exames de Maceió, oferecendo mais 20 especialidades clínicas, terapêuticas e cirúrgicas, além de 17 tipos de exames bioquímicos e de imagem. É certificado como Nível 3 - Acreditado com Excelência pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha