Saúde

Campanha Julho Amarelo intensifica ações de combate às hepatites virais

Testagens itinerantes e atividades educativas nas unidades de saúde fazem parte da campanha que visa à prevenção, diagnóstico, assistência e vigilância das hepatites

Por SMS 03/07/2024 12h25
Campanha Julho Amarelo intensifica ações de combate às hepatites virais
Campanha Julho Amarelo é direcionada ao combate às hepatites virais - Foto: Preprodução Internet

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando suas atividades no mês de julho para reforçar a campanha "Julho Amarelo", dedicada ao combate às hepatites virais. A programação em parceria com o Ministério da Saúde e a Sociedade Alagoana de Gastroenterologia, está focada em ações de educação permanente para os trabalhadores da Atenção Básica, testagens itinerantes e eventos educacionais.

Um dos destaques da programação local é o seminário "Maceió rumo à Eliminação das Hepatites", que ocorrerá no dia 26 de julho de 2024, no auditório da Unima (Cruz das Almas), das 8h às 13h. O evento é direcionado aos profissionais da Atenção Básica de Maceió, residentes e estudantes da área da saúde, e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a prevenção, diagnóstico, assistência e vigilância das hepatites. As inscrições podem ser feitas aqui.

Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destacou a importância dessa campanha e os principais cuidados que a população deve tomar.

“A campanha Julho Amarelo enfatiza a importância de cuidados básicos para a prevenção das hepatites, tais como: uso de preservativos em todas as relações sexuais, vacinação contra hepatite B, disponível em todas as unidades de saúde, evitar o compartilhamento de materiais perfurocortantes, como agulhas, seringas e alicates, e realização regular de testagens, pelo menos uma vez ao ano”, explicou a profissional.

Para aqueles diagnosticados com hepatite, a rede SUS garante acompanhamento adequado. A hepatite B, embora não tenha cura, pode ser controlada com o tratamento correto. Já a hepatite C possui um tratamento eficaz de três meses, que pode levar à cura. Os testes rápidos para hepatites estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. A SMS convoca a população a procurar as unidades para manter a vacinação em dia e realizar os testes rápidos, incentivando práticas sexuais seguras.

A intensificação das atividades durante o Julho Amarelo demonstra o compromisso da SMS de Maceió com a saúde da população, reforçando a importância da prevenção e do tratamento das hepatites. Através de ações educativas, testagens itinerantes e eventos informativos, a SMS busca promover uma assistência de qualidade e ampliar o conhecimento sobre essas doenças.

Programação de Testagem Itinerante


A SMS irá realizar testagens itinerantes em diversas localidades. O objetivo é ampliar o acesso da população aos testes rápidos de hepatite, promovendo a detecção precoce e o tratamento adequado.

- Maceió Shopping: 18 de julho, das 13h às 18h;

- Hospital Universitário: 25 de julho, em apoio à equipe do HU;

- Justiça Federal: 31 de julho;

- Polícia Militar de Alagoas: 1 de agosto.