Saúde
Jornada aborda psicologia nas escolas
Profissionais da área têm desempenhado papel fundamental no apoio emocional e no desenvolvimento dos estudantes
Um tema que está cada vez mais em destaque: a atuação dos profissionais de psicologia nas escolas. Eles têm desempenhado um papel fundamental no apoio emocional e no desenvolvimento dos estudantes. Ao TH Entrevista, a psicóloga clínica e escolar Aldynne Fernandes destacou como essa intervenção está transformando o ambiente escolar.
“No próximo sábado, dia 6 de julho, acontece a II Jornada Universo do Psiescolar no Centro de Inovação, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O evento vai reunir psicólogos e estudantes de psicologia e educadores de um modo geral para discutir e proporcionar formação para os profissionais que atuam no ambiente escolar”, ressaltou.
Ela enfatizou que a presença de psicólogos dentro das escolas é determinada pela Lei 13.935/2019 que vai completar cinco anos, mas que vem sendo descumprida no país, embora a contribuição desses profissionais na área educacional seja imprescindível. A organizadora do evento, observou também que: “Principalmente, nos dias atuais, o psicólogo se tornou indispensável dentro das escolas, pois é ele quem vai ter um olhar voltado para o trabalho da saúde emocional dos alunos, por exemplo, além de atuar em outras áreas que podem ser melhoradas, de acordo com o trabalho realizado”.
Além da própria Aldynne, o evento vai reunir as psicólogas Carmem Bandini e Ellen Falcão e a educadora Andréa Alves para ciclos de palestras com temas como estratégias de prevenção à violência nas escolas, implantação eficaz da análise do comportamento aplicada, elaboração de relatórios escolares e a importância das funções executivas no desenvolvimento e nas habilidades escolares.
Os interessados em participar do evento podem acessar o site https://universodopsiescolar.c... e realizar a inscrição. Grupos com mais de cinco pessoas têm 20% de desconto no valor do ingresso. Além do site, qualquer dúvida pode ser retirada entrando em contato pelo número (82)99958-2665.
No final deste ano, a Lei federal que determina que escolas públicas possuam em seus quadros profissionais de psicologia e assistentes sociais completará cinco anos. No entanto, de acordo com dados do Senado Federal o número de escolas espalhadas pelo país, que já cumprem a exigência, não chega a 100 unidades.
Em Alagoas, embora a Lei não esteja sendo cumprida como deveria, algumas iniciativas já estão sendo realizadas para minimizar a ausência desses profissionais no ambiente escolar.
Assista a entrevista completa no canal Tribuna Hoje no Youtube
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha