Saúde

UPAs de Maceió realizam Semana da Enfermagem 2024

Profissionais da Enfermagem participam de treinamentos e palestras para aprimorar o atendimento aos pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento da capital alagoana

Por Assessoria 15/05/2024 14h04
UPAs de Maceió realizam Semana da Enfermagem 2024
O evento celebra o Dia do Enfermeiro (12/05) e o Dia do Técnico de Enfermagem (20/05) - Foto: Divulgação

A Semana da Enfermagem já começou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), em Maceió. No período de 13 a 17 de maio, as UPAs Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra recebem uma programação especial dedicada aos profissionais da Enfermagem, com momentos de interação, aprendizado e networking. O evento celebra o Dia do Enfermeiro (12/05) e o Dia do Técnico de Enfermagem (20/05).

Na UPA Santa Lúcia, a abertura da Semana da Enfermagem contou com a presença de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem da unidade, que participaram de dinâmicas e da palestra “Comunicação Assertiva x Registro Seguro da Prática Assistencial”, sobre segurança dos tratamentos e procedimentos corretos aos pacientes.

“Esta é a primeira Semana da Enfermagem aqui na UPA Santa Lúcia”, destaca Leila Santos, coordenadora assistencial da UPA Santa Lúcia. “Estamos muito felizes em proporcionar esse momento aos técnicos e enfermeiros, que recebem essa capacitação de braços abertos para se desenvolver e prestar um serviço com ainda mais qualidade aos nossos pacientes”, comemora.

De acordo com Patrícia Ramos, analista de qualidade da UPA Santa Lúcia, uma comunicação ruim entre o profissional de Enfermagem e o paciente faz surgir diversos transtornos. “A comunicação assertiva é uma das temáticas que estamos trazendo durante a Semana da Enfermagem, pois precisamos ouvir e entender as necessidades dos nossos pacientes, assim como garantir um atendimento resolutivo e de qualidade a todos que procuram nossa unidade”, acrescenta.

As UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra também seguem empenhadas em promover atividades voltadas aos profissionais da Enfermagem. Palestras sobre Comunicação Assertiva, Registro Seguro da Prática Assistencial, rodas de conversas sobre saúde mental, momentos de autocuidado e gincanas são algumas das atividades programadas para o decorrer da semana.

História da Enfermagem


Com registros desde a Antiguidade, o conceito da Enfermagem remonta da época em que havia pessoas que acompanhavam e cuidavam dos enfermos, o que deu origem ao nome. Mas foi na Idade Média que a atividade passou a ser mais conhecida, sendo praticada por freiras como uma forma de sacerdócio.

Enquanto profissão, foi reconhecida a partir da atuação de Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, quando introduziu novos métodos que reduziram mais da metade a mortalidade dos pacientes. Isso a tornou um marco da Enfermagem moderna no mundo e, por isso, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro são em sua homenagem.

E no Brasil, o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem homenageia Ana Néri, pioneira da Enfermagem brasileira. Falecida em 20 de maio de 1880, foi a primeira mulher a se alistar voluntariamente para cuidar dos feridos nos campos de batalha durante a Guerra do Paraguai, sendo reconhecida pelo imperador D. Pedro II e cuja atuação ajudou a inspirar a criação de escolas de Enfermagem por todo o país.