Saúde

Vacinação contra Covid-19 atinge somente 72% do público em Maceió

Meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos, 90% de cobertura vacinal

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 07/05/2024 08h16
Vacinação contra Covid-19 atinge  somente 72% do público em Maceió
Imunização com vacinas da Pfizer está suspensa e sem previsão de ser retomada na capital alagoana - Foto: Secom Maceió

Maceió não conseguiu imunizar totalmente sequer 80% da população apta para receber a vacina contra a Covid-19. Foram imunizados 72,18% do total de vacináveis. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos, 90% de cobertura vacinal.

Entre a população pediátrica totalmente imunizada, esse número cai ainda mais. Não chegou nem a metade das pessoas aptas a receber os imunizantes. Apenas 40,53% dos menores entre 5 e 11 anos receberam todas as doses da vacina contra a Covid destinadas a esse público.

Os dados foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió que afirmou ainda que entre a população adulta vacinável, 78,45% receberam a primeira dose. Entre os menores de 5 a 11 anos, esse percentual foi de 61,81%.

E ao que tudo indica, a capital está enfrentando um obstáculo extra para poder correr atrás da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Desde a primeira quinzena de abril, o esquema vacinal dos maceioenses que ainda não foram imunizados contra a Covid-19 com todas as doses da Pfizer Bivalente está temporariamente interrompido na capital.

As pessoas que tomaram inicialmente a Pfizer Bivalente terão de esperar mais um pouco para conseguir completar as dosagens necessárias.

É que a vacinação com esse fabricante específico está suspensa na capital e, até o momento, sem previsão de retorno.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Maceió a programação será retomada assim que o Ministério da Saúde enviar um novo lote da vacina à capital alagoana.