Saúde

Sob gestão do ISAC, UPAs de Maceió encerram atividades da campanha Abril Verde

Durante o mês de abril, as UPAs Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra abordaram a relevância da cultura de segurança e saúde no ambiente de trabalho

Por Assessoria 02/05/2024 15h56
Sob gestão do ISAC, UPAs de Maceió encerram atividades da campanha Abril Verde
A UPA Benedito Bentes e a UPA Santa Lúcia receberam agentes ambientais da Cooperativa de Recicladores (Cooprel), que abordaram sobre Educação Ambiental - Foto: Assessoria

As três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sob administração do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), em Maceió, aderiram à campanha do Abril Verde, de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, com diversas ações de incentivo à cultura de segurança e à prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A UPA Benedito Bentes e a UPA Santa Lúcia receberam agentes ambientais da Cooperativa de Recicladores (Cooprel), que abordaram sobre Educação Ambiental com o objetivo de fomentar a compreensão dos conceitos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, focando na importância da coleta seletiva e no descarte correto dos resíduos dos equipamentos de saúde.

A temática também foi promovida na UPA Trapiche da Barra. Na unidade, os profissionais de saúde participaram de ações de conscientização sobre atitudes e competências voltadas ao descarte correto de resíduos para a conservação do meio ambiente, visando a qualidade de vida na sociedade e no ambiente de trabalho do ponto de vista econômico, social, cultural e ambiental.

“É muito importante a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, pois tem como princípio a garantia de que o colaborador exerça suas atividades de forma segura e retorne com integridade e segurança ao seu lar”, afirma Kamyla Bastos, gerente de Operações Nordeste do ISAC. “Neste contexto, todos os riscos ocupacionais que possam expor o profissional à agente nocivo ou condição insegura devem ser cuidadosamente avaliados, buscando identificar e implementar as medidas de proteção adequadas para cada situação”, acrescenta.

Kamyla também destaca que a campanha do Abril Verde serve de memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o que reforça a importância de se ampliar os esforços e medidas de proteção que diminuam o número de acidentes e doenças do trabalho, focados na segurança do colaborador, e para estas ações sejam continuamente avaliadas quanto a sua eficácia no cumprimento do objetivo de cuidado junto às unidades.

Sobre a campanha


O Movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

O objetivo do Movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.