Saúde
Sesau alerta sobre cuidados para não pegar Covid-19 nas festas de fim de ano
População deve completar o esquema vacinal e evitar aglomerações em casos de sintomas gripais

A Secretária de Estado da Saúde (Sesau) reforçou, nesta terça-feira (19), a importância dos cuidados para não contrair a Covid-19 durante as festas de Natal e Réveillon. Além de evitar aglomerações em casos de sintomas gripais, os especialistas orientam que a população higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70%, use máscara em locais com aglomeração e, principalmente, complete o esquema vacinal.
De acordo com o infectologista da Sesau, Renee Oliveira, as medidas sanitárias devem ser seguidas à risca, principalmente, ao se reunir com pessoas com comorbidades, idosos e crianças. “Precisamos lembrar que o vírus continua circulando e as variantes são extremamente transmissíveis e a capacidade de passar de uma pessoa para outra é altíssima. Portanto, continuamos alertando e orientando que a população higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70%, e usem máscaras”, disse.
Ainda segundo Renee Oliveira, completar o esquema vacinal é fundamental, e é a forma mais efetiva de proteger a população. “Todas as medidas de prevenção devem continuar sendo seguidas para que possamos continuar diminuindo o número de casos de Covid-19 no Estado. E completem o esquema vacinal o mais rápido possível, as vacinas têm eficácia comprovada e não causam doenças”, alertou o infectologista.
O secretário de Vigilância e Saúde da Sesau, Marcos Holanda, ressalta a necessidade da conscientização da população durante as festas de fim de ano. “Temos visto um aumento no número de casos de Covid-19 em todo Brasil, com variantes, por isso temos que nos cuidar. É necessário evitar aglomerações, principalmente se a pessoa estiver com sintomas gripais. Neste caso, a pessoa deve ficar em casa e, se for necessário sair, é preciso usar máscara para proteger as demais pessoas, principalmente os idosos e imunossuprimidos. É necessário, também, se vacinar, porque representa a forma mais eficaz de combater a doença e diminuir os efeitos da Covid-19”, destacou.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL