Saúde

Pacientes do Hospital Sanatório são remanejados para outras unidades hospitalares

Medida preventiva acontece após alerta de colapso em mina da Braskem localizada no Mutange que pode afetar o bairro do Pinheiro

Por Lucas França com Tribuna Hoje 30/11/2023 10h07 - Atualizado em 30/11/2023 14h55
Pacientes  do Hospital Sanatório são remanejados para outras unidades hospitalares
Hospital Sanatório, Pinheiro - Foto: Flávio Peixoto/ Jorgraf

Devido ao alerta de colapso de uma mina da Braskem, localizada no Mutange, divulgado nessa quarta-feira (29) pela Defesa Civil, o Hospital Sanatório, no Pinheiro deve ser evacuado por completo. Na madrugada desta quinta-feira (30), pelo menos 80 pacientes foram remanejados por precaução para outras unidades hospitalares e outros 20 serão levados para outras intituições no decorrer de hoje.

Luiz Romero Farias, secretário Municipal de Saúde (SMS) confirmou que a decisão de evacuação se deu após a Defesa Civil reconhecer a necessidade. "Não temos dimensão se o acidente [colapso] poderá ser de cenário leve ou mais perigoso. Tudo leva a crer, no entanto, que teremos um cenário leve, mas, questionei à Defesa Civil sobre a posição do hospital, e ela foi clara na necessidade de fazer a retirada dos pacientes", informou.

Ele ainda acrescentou que a evacuação foi um trabalho difícil. “Transferir pacientes, buscar novos médicos, novas instalações, relatórios, é uma logística difícil, mas que está encaminhando muito bem, mas foi um trabalho complexo".

Entre os pacientes cinco foram transferidos para a UTI da Santa Casa de Maceió. Já as 20 pessoas que serão transferidas ainda na manhã de hoje são pacientes da ortopedia e urologia, e estes irão para o Hospital Veredas. "Os hospitais foram cooperativos e parceiros nas circunstâncias como essa", contou Farias.

Romero disse que os 350 pacientes que fazem hemodiálise no Sanatório foram remanejados para o Hospital Universitário. As transferências dos pacientes estão sendo feitas com a colaboração de Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ontem [quarta-feira, 29], a direção do Hospital Sanatório divulgou um comunicado aos colaboradores, usuários e á população em geral, sobre a necessidade da evacuação da unidade devido aos riscos iminentes e conforme as determinações da Defesa Civil Municipal e demais órgãos de controle.

Ainda conforme o comunicado, a direção informou que irá garantir o tratamento dos pacientes em parceria com outras unidades hospitalares instaladas em Maceió. Veja o comunicado na íntegra.

NOTA À COMUNIDADE, USUÁRIOS E COLABORADORES DO HOSPITAL GERAL SANATÓRIO


A direção do Hospital Geral Sanatório comunica aos seus colaboradores, usuários e à população em geral que, tendo em vista as determinações oriundas da Defesa Civil municipal e considerando as informações dos órgãos de controle e segurança acerca do perigo de colapso iminente e deslocamento abrupto do solo na região do Mutange, com possível repercussão na área onde está localizado o nosso hospital, decidimos, por medida de segurança, precaução e prevenção de desastres, acionar o Plano de Contingência elaborado desde a ocorrência dos primeiros eventos geológicos.

Em função disso e em comum acordo com a gestão estadual e municipal de saúde, efetuaremos o remanejamento dos pacientes internados para outros hospitais, assim como garantiremos a continuidade, em outros serviços, dos pacientes submetidos rotineiramente a sessões de hemodiálise nas dependências de nosso hospital.

À medida em que essas medidas sejam detalhadas e colocadas em prática, informaremos aos familiares e aos próprios pacientes sobre cada uma delas.

Lamentamos, mais uma vez, quaisquer transtornos decorrentes dessa lastimável situação, mas a segurança de nossos pacientes e colaboradores e a continuidade da assistência médica aos nossos usuários estão acima de tudo e não mediremos esforços para preservá-las.

Maceió, 29 de novembro de 2023
A direção do Hospital Geral Sanatório