Saúde

Pam Salgadinho realiza rastreamento de usuários com retinopatia diabética

Ação de rastreamento busca identificar os pacientes diabéticos que apresentam complicações nos olhos por conta da doença

Por SMS 27/11/2023 11h20
Pam Salgadinho realiza rastreamento de usuários com retinopatia diabética
Mutirão atendeu 300 pacientes, no sábado (25) - Foto: Ascom SMS

O Pam Salgadinho, localizado no bairro do Poço, realizou no último sábado (25), um mutirão de atendimentos a 300 pacientes diabéticos que são acompanhados pelo Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOCH) do Município. O objetivo da ação foi realizar uma busca ativa para retinopatia diabética, complicação da diabetes que afeta os olhos, causando danos aos vasos sanguíneos da retina.

Segundo Abílio Lopes, diretor-geral do Pam Salgadinho, o projeto desenvolvido na unidade tem o intuito de identificar os pacientes diabéticos com alterações na retina. “Com essa identificação, realizaremos tratamentos adequados, visando evitar problemas mais graves, como a perda da visão. Por meio da busca ativa e da triagem, identificamos a necessidade de realizar outros procedimentos específicos para esse usuário”, explica.

Um dos usuários que participou da ação foi Tito Juliano, que aprovou o atendimento no local. “O atendimento foi ótimo, fui acompanhado de profissionais e acadêmicos, que me fizeram várias perguntas pra saber da minha saúde e já me encaminharam para outros exames de rotina para que eu possa cuidar melhor da minha diabetes e da saúde dos olhos”, afirma.

Sobre a doença


No dia 14 de Novembro é comemorando o dia Mundial da Diabetes e a retinopatia diabética (RD) é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia.

A melhor forma de evitar a retinopatia diabética é controlar a glicose e manter a pressão arterial nos níveis normais. As pessoas com diabetes devem realizar um exame oftalmológico anual. Mulheres grávidas com diabetes devem fazer exames oftalmológicos uma vez a cada 3 meses.