Saúde
Dezembro Vermelho alerta para doenças transmitidas através do sexo sem proteção
Ações que visam promover a prevenção da Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são intensificadas em Maceió durante todo o mês; confira a programação
O mês de dezembro é marcado por uma importante campanha de saúde pública em todo o Brasil: o Dezembro Vermelho, dedicado à conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Neste período, a Secretaria Municipal de Maceió vai intensificar ações para informar a população sobre a importância da proteção e do diagnóstico precoce dessas infecções.
A técnica da Coordenação de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Teresa Carvalho, destacou a programação que já está em andamento em Maceió e falou sobre o funcionamento da campanha.
"Nossas ações alusivas ao Dezembro Vermelho já estão acontecendo em diversos pontos da cidade. Durante esse período, as unidades de saúde tiveram seus estoques de testes rápidos reforçados e intensificamos as atividades educativas extramuros. Também reforçamos o abastecimento de preservativos e estamos prontos para avançar em nossa programação e levar a mensagem de prevenção para todos os maceioenses”, destaca.
“O Dezembro Vermelho é uma oportunidade crucial para fortalecer a conscientização sobre as ISTs e estimular práticas saudáveis que contribuam para a redução dessas infecções em nossa comunidade. Não deixe de participar e fazer a diferença na saúde sexual e reprodutiva de todos”, completa Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS.
A programação do Dezembro Vermelho em Maceió inclui uma série de atividades ao longo do mês, visando alcançar diferentes segmentos da população. Estão programadas ações em comunidades, escolas, empresas, espaços culturais e religiosos, com o objetivo de sensibilizar e informar o máximo de pessoas possível sobre a importância da prevenção das ISTs e do diagnóstico precoce. Estão sendo atendidas demandas de empresas e escolas para ações de prevenção e promoção à saúde direcionadas a públicos específicos de trabalhadoras/es e estudantes.
A programação das ações também está alinhada com as demandas das comunidades e sua construção contou com a parceria do Fórum ONG Aids de Alagoas, Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania LGBTQUIAPN+ de Maceió, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, Movimento Cidadãs, Central de Movimentos Populares e SESC Alagoas.
Confira a programação:
- 25 de novembro: Escola Dom Adelmo Machado (Trapiche da Barra);
- 26 de novembro: Parada LGBT na Orla de Ponta Verde;
- 27 de novembro: Casa de Passagem o Caminho (Rio Novo);
- 01 de dezembro: Sambão da Prevenção no calçadão do Comércio (Centro), em parceria com a Secretaria de Cultura
- 02 de dezembro: Maceió Shopping em parceria com o Sesc;
- 05 de dezembro: Pestalozzi (Village de Campestre)
- 12 de dezembro: Roda de conversa no Centro Cultural Arte Pajuçara, debatendo o filme Carta para Além dos Muros;
- 15 de dezembro: Terminal de ônibus do Benedito Bentes;
- 16 de dezembro: Igreja dos Mórmons do Benedito Bentes;
- 19 de dezembro: Seminário com Professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha