Saúde

Ação busca zerar fila de pacientes com câncer que aguardam por assistência do SUS

Até este sábado (18), 54 atendimentos foram agendados no Hospital da Mulher Nise da Silveira

Por Suely Melo / Ascom Sesau 18/11/2023 18h24
Ação busca zerar fila de pacientes com câncer que aguardam por assistência do SUS
Iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes com câncer - Foto: Marco Antônio / Assessoria

O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está dando prosseguimento aos atendimentos das pacientes oncológicas contempladas pelo Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer. Até este sábado (18), 54 atendimentos foram agendados na unidade. A iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes com câncer e tem o objetivo de zerar a fila de pacientes que aguardam por assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica oncologista Rafaella Toledo relata que o Hospital da Mulher faz todo o processo de investigação até o diagnóstico das pacientes para que elas tenham acesso ao tratamento e marcação de cirurgia, caso necessário. As consultas oncológicas são realizadas na unidade as quartas, sextas e sábados.

“O perfil das pacientes atendidas pelo HM são os mais diversos, desde pacientes sem nenhum diagnóstico ainda, mas que têm uma massa tumoral, um nódulo, a ser investigado. Também temos as pacientes que já têm o diagnóstico, que já sabem pela biópsia que se trata de um câncer. Então daí vamos poder estadiar e ver se aquele tumor já está em metástase para que a paciente que tiver indicação cirúrgica já possa marcar a cirurgia”, salientou a oncologista.

Cirurgias e agendamentos

De acordo com a gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky, em uma semana o Hospital da Mulher realizou quatro cirurgias de pacientes do câncer e mais quatro estão agendadas para a próxima semana. “As ações do Plano Emergencial de Oncologia têm acontecido de maneira eficaz. O Hospital da Mulher é uma das unidades onde fazemos esse atendimento para as pacientes mulheres. O objetivo da entrada delas aqui é através da consulta no ambulatório, seguimento com os exames, diagnósticos e também damos continuidade às cirurgias. O objetivo do plano emergencial, que é garantir à celeridade desses processos e o acesso rápido as cirurgias, tem sido efetuado de maneira eficaz”, relatou a gerente.

Solange Almeida, de 52 anos, levou sua mãe Darci Oliveira, de 83 anos, para fazer a consulta com a oncologista no HM. “O atendimento de hoje foi ótimo, gostei muito da médica. Espero que tudo se resolva logo e minha mãe fique bem o mais rápido possível. Já vou marcar a cirurgia dela. Só tenho a agradecer”, disse Solange.