Saúde

Saúde de Maceió inicia campanha de vacinação antirrábica no próximo sábado (11)

A expectativa é de levar imunização para 120 mil animais, entre cães e gatos, durante toda a mobilização

Por Ascom SMS 07/11/2023 16h13
Saúde de Maceió inicia campanha de vacinação antirrábica no próximo sábado (11)
Vacinação contemplará bairros das partes baixa e alta de Maceió - Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde inicia, no próximo sábado (11), a campanha de vacinação antirrábica em Maceió. Durante três meses, o órgão percorrerá os bairros da capital com oferta do imunizante contra a raiva para animais dos oito distritos sanitários, contemplando localidades das partes baixa e alta da cidade. A campanha é coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que prevê imunizar, em média, 120 mil animais em toda Maceió.

O primeiro dia da ação ocorrerá, no próximo sábado (11), em 18 pontos do bairro Benedito Bentes. Já no dia 18 de novembro, equipes da UVZ levarão o imunizante a mais 20 localidades da parte alta da cidade.

A mobilização ocorrerá das 8h às 17h nos dois dias, com previsão de contemplar uma média de 40 mil cães e gatos das regiões. Localidades situadas na parte baixa de Maceió serão beneficiadas nos dias 25 e 26 deste mês. Confira pontos de vacinação aqui.

O coordenador-geral da UVZ, Dario Guedes, alerta para a importância da vacinação dos animais contra a raiva e faz um chamamento aos maceioenses para comparecer aos pontos de imunização.

“A vacina antirrábica é a ferramenta mais eficaz e importante para combater a raiva, que é uma doença incurável com possibilidade de acometer tanto cães e gatos como seres humanos. Por isso, é de extrema importância que todos levem seus animais para se vacinar, evitando, com isso, o surgimento de novos casos da enfermidade”, explicou o coordenador.

Ainda de acordo com o gestor, não é necessário levar documentos para vacinar os animais. Basta que o tutor compareça a um dos pontos de vacinação levando o animal na guia ou na caixa de transporte e contenha seu pet no momento da vacinação.

“Lembramos que nem todos os animais podem ser vacinados contra a raiva, havendo restrições nos casos de prenhez avançada, animais debilitados, com problemas de pele severa, clinicamente comprometidos ou de filhotes com menos de 4 meses”, concluiu Dário Guedes.

Além dos quatro dias de ação em novembro, a campanha continuará contemplando outros bairros de Maceió para disponibilização do imunizante, durante todo o mês de dezembro deste ano, tendo sua conclusão em janeiro de 2024.

Sobre a doença


A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. A transmissão da raiva ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.