Saúde

Unidades de Saúde mobilizam usuários para a prevenção do câncer de mama

Ação intensificou serviços de saúde como exames citopatológicos, clínico das mamas, testes rápidos, vacinação e solicitação de mamografia

Por Ana Cecilia da Silva / Ascom SMS 21/10/2023 18h06
Unidades de Saúde mobilizam usuários para a prevenção do câncer de mama
Usuárias recebem orientações de profissionais de Saúde - Foto: Cortesia

Diversas Unidades de Saúde de Maceió, ao longo do mês de outubro, estão realizando ações de prevenção voltadas para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta sexta-feira (20) foi realizado mais um Dia ‘D’ do Outubro Rosa, com intensificação de serviços, palestras educativas, distribuição de material educativo e atendimentos para usuários do SUS.

Dessa vez, aconteceu a mobilização em todas as Unidades do IV, V e VIII Distrito Sanitário. Na oportunidade, os profissionais dos equipamentos de saúde estiveram mobilizados na ação disponibilizando exames citopatológicos, exame clínico das mamas, aferição de pressão arterial, glicemia, teste rápido, vacina, solicitação de mamografia, sala de espera com assuntos alusivos à saúde da mulher e avaliação odontológica.

Para Suzângela Mendonça, coordenadora técnica de Atenção à Saúde da Mulher, a ação tem o objetivo de intensificar os serviços e atendimentos, reforçando a importância da prevenção e diagnóstico precoce. “Ainda teremos algumas atividades ao longo do mês, mas vale lembrar que os cuidados são contínuos”, pontua.

URS João Paulo II

Localizada no Jacintinho, a URS João Paulo II, realizou palestras educativas, intensificação de exames, solicitação de mamografias.

"Com certeza um dia muito produtivo onde conseguimos passar para as mulheres muitas informações sobre prevenção e cuidados com a saúde da mulher. A sensação é de dever cumprido", destaca Mônica Barbosa, gerente da unidade.

USF José Maria de Vasconcelos

No Dia D da mobilização, a Unidade, que fica no Ouro Preto, levou para os usuários diversas informações sobre promoção e prevenção à saúde, realizou citologias e solicitou mamografias. Além disso, profissionais da unidade fizeram rodas de conversa sobre temas como a importância da psicologia para a descoberta e tratamento do câncer de mama, direitos da pessoa com câncer de mama. Usuários que tiveram câncer de mama e útero também falaram sobre suas experiências com as doenças.