Saúde
Samu realiza curso de suporte em cardiologia para profissionais do Hospital Metropolitano
Capacitação contou com aulas teóricas e práticas, e foi ministradas por profissionais do Núcleo de Educação Permanente
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu o Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia para 30 profissionais do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. O principal objetivo do treinamento foi aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais sobre assistência cardiológica e, com isso, contribuir para salvar mais vidas alagoanas.
O curso foi ministrado pelos médicos Jhonat Silva e Jordiran Soares, pelo enfermeiro Heubert Guimarães e pela técnica de enfermagem Katianne Kelly Alves, que integram o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió. A capacitação foi voltada para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem que atuam no HMA.
Além de aulas teóricas, o treinamento também contou com uma parte prática, quando foram discutidos temas como o uso correto do desfibrilador externo automático, que é um dispositivo que verifica os batimentos cardíacos e aplica choques elétricos. Também foram tratados dos tipos das arritmias e ritmos de uma parada cardíaca.
Depois das aulas teóricas, os profissionais participaram de três estações práticas. Para isso foram utilizados equipamentos e manequins disponibilizados pelo Samu, mediante análise de um roteiro de caso clínico real pré-estabelecido.
"Depois de concluir o curso, todos os profissionais estão aptos para realizar as manobras apresentadas, discutidas e estudadas. Com isso, nosso objetivo é melhorar, ainda mais, o atendimento prestado pelo Hospital Metropolitano de Alagoas, sempre com foco na eficácia e eficiência", ressaltou o coordenador do Samu Maceió, médico Jordiran Soares.
O diretor geral do HMA, médico Antônio Luciano Batista de Lucena Filho, ressaltou que este foi o primeiro de muitos cursos que serão promovidos pelo Samu para os profissionais da unidade hospitalar. "Administrar um hospital é um desafio diário e temos que investir na capacitação continuada de nossos profissionais, o que irá se reverter na qualidade do atendimento prestado aos usuários", destacou.
Para o médico do HMA, Ewerton Fernandes Leitão, que trabalha no Setor de Time de Resposta Rápida (TRR), implantado recentemente no HMA, o curso foi extremamente importante. "Através dos conhecimentos adquiridos aqui, principalmente na área de ressuscitação cardiopulmonar, por exemplo, nossos conhecimentos foram ampliados, o que possibilitará agilizar os atendimentos e, desse modo, garantir que salvemos mais", enfatizou.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha