Saúde

Dia da Saúde Mental e a relevância para o espectro autista na sociedade

Por Assessoria 13/10/2023 09h45
Dia da Saúde Mental e a relevância para o espectro autista na sociedade
Dia da Saúde Mental e a relevância para o espectro autista na sociedade - Foto: Assessoria

Na semana Mundial da Saúde Mental, é crucial destacar a importância da saúde mental em todos os setores da sociedade. No contexto do espectro autista, essa atenção é ainda mais significativa, uma vez que a saúde mental desempenha um papel central na vida das pessoas que vivem com transtornos do espectro autista (TEA).

De acordo com o neuropediatra e diretor do Centro Especializado em Transtorno de Espectro Autista (Cetea), Dr. Rodrigo Araújo, para muitas pessoas com TEA, as questões relacionadas à saúde mental são uma parte intrínseca de sua experiência. Isso pode incluir ansiedade, depressão e desafios na regulação das emoções. O Dia da Saúde Mental, que é oficialmente comemorado no dia 10 de outubro, fornece uma oportunidade para conscientizar sobre essas questões e destacar a necessidade de apoio e compreensão.

"Promover a saúde mental no contexto do espectro autista requer abordagens holísticas e inclusivas, considerando as necessidades individuais de cada pessoa. É fundamental lembrar que as pessoas com TEA têm muito a oferecer à sociedade, e a promoção de sua saúde mental é um passo fundamental para garantir que elas alcancem seu pleno potencial e tenham uma vida feliz e saudável", explicou o neuropediatra que ainda alertou a importância do dia Mundial da Saúde Mental.

"Vamos renovar nosso compromisso de apoiar e compreender as pessoas com TEA em sua jornada em direção à saúde mental e ao bem-estar", concluiu.

Sobre o Cetea:


O primeiro Centro Especializado em Transtorno de Espectro Autista (CETEA) foi inaugurado em Maceió - Alagoas. Uma clínica com estrutura de primeiro mundo, com tratamento terapêutico apropriado, com horários especiais, onde o paciente terá acesso a psicólogo, fonoaudiólogo e terapia ocupacional, psicomotricista, além de ter acompanhamento destes profissionais tanto na escola como em sua casa, interagindo com os pais, para que eles possam acompanhar a evolução da criança e poder tirar dúvidas. Os psicólogos trabalham a ciência ABA. Os fonoaudiólogos do CETEA têm habilitação em PROMPT, pois a qualidade no fornecimento das terapias é o pilar.