Saúde

Da prevenção ao tratamento, serviços combatem a obesidade

Profissionais da saúde atuam na promoção de ações educativas e oferta de assistência integral à população

Por Polyanna Monteiro / Ascom SMS 12/10/2023 12h49 - Atualizado em 12/10/2023 12h57
Da prevenção ao tratamento, serviços combatem a obesidade
Crescente índice de obesidade no Brasil tem afetado o bem-estar e a qualidade de vida de muitas pessoas - Foto: Reprodução / Internet

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade foi celebrado nessa quarta-feira (11) e reforçou a necessidade de intensificar a discussão sobre o tema e, com isso, ampliar o olhar das pessoas sobre a prevenção e o tratamento da doença.

O crescente índice de obesidade no Brasil tem afetado o bem-estar e a qualidade de vida de muitas pessoas, pois a doença pode desencadear o desenvolvimento de outras enfermidades como diabetes, doenças cardiovasculares e até diferentes tipos de câncer.

Para enfrentar o problema em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve um trabalho de prevenção e tratamento, que envolve estratégias educativas e oferta de assistência integral à população em todas as fases evolutivas da enfermidade.

Dentre os serviços ofertados aos maceioenses, a Saúde dispõe das unidades de saúde com profissionais qualificados que promovem grupos com atividades de promoção à saúde como oficinas, dinâmicas e palestras que mantêm o tema em discussão para ampliação do conhecimento da comunidade.

Nas unidades com Estratégia de Saúde da Família, especificamente, a população conta com as equipes multiprofissionais da Atenção Primária (eMulti), compostas por inúmeros profissionais de diferentes áreas, dentre eles 10 educadores físicos e 13 nutricionistas, que trabalham promoção e prevenção da saúde e desenvolvem grupos de práticas corporais nos oito Distritos Sanitários da cidade para estimular bons hábitos de vida entre os maceioenses.

Equipes desenvolvem ações de promoção à saúde nas unidades de Maceió (Foto: Ascom SMS)
Equipes desenvolvem ações de promoção à saúde nas unidades de Maceió (Foto: Ascom SMS)

O exercício físico também é bastante incentivado pelos 18 Núcleos de Atividade Física da Secretaria de Saúde de Maceió. O projeto, que tem a finalidade de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios para a promoção de hábitos saudáveis, é frequentado em maior número por pacientes hipertensos, diabéticos e pessoas obesas ou com sobrepeso e oferecem serviços como ginástica geral e localizada, avaliações físicas de saúde e oficinas de educação em saúde em 18 bairros de Maceió.

Núcleos disponibilizam atividades para estímulo ao exercício físico (Foto: Ascom SMS)

As unidades de saúde também prestam assistência aos maceioenses que já se encontram obesos. Inúmeros médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentre outras especialidades formam uma equipe multidisciplinar que oferta atendimento, todos os dias da semana, ao usuário com casos leves de obesidade em Maceió.

Tratamento de casos complexos da obesidade


Já para pacientes com alto risco de complicações decorrentes da doença, a Saúde dispõe do Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOHC).

Situada no Bloco B do Pam Salgadinho, a unidade atende pacientes que apresentam complicações decorrentes dessas três doenças. O local conta com equipe multiprofissional composta por profissionais como cardiologistas, endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educador físico.

Tem acesso ao serviço o usuário que é encaminhado, por meio de relatórios de referência, pela unidade de saúde que já faz o acompanhamento da doença do paciente.

“A função do CEDOCH é qualificar o atendimento já oferecido à população na Atenção Primária, ou seja, acolhemos os pacientes com quadros mais graves da doença e proporcionamos atendimento diferenciado com total monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. Fazemos, então, uma prevenção intitulada de secundária, pois evitamos que o usuário evolua para complicações mais graves ou outras doenças crônicas”, explicou Camila Moura, coordenadora técnica de Atenção às Doenças Crônicas de Maceió.

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade foi instituído pela Lei nº 11.721/2.008, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade.

Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são portadoras de sobrepeso.