Saúde
Congresso NO e NE: Rodrigo Buarque destaca importância de investir em saúde para reduzir custos

A necessidade de investimento na promoção e prevenção da saúde como estratégia de reduzir custos a longo prazo e evitar doenças e suas complicações foi uma das afirmações do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, que coordena a Mesa sobre Economia da Saúde no 9⁰ Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Ele é diretor de Relações Institucionais Parlamentares do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Evento acontece até esta quarta-feira em Salvador-BA.
A delegação de secretários e técnicos municipais de Saúde de Alagoas conta com quase 200 congressistas.
Rodrigo destacou ainda que faz parte do Núcleo Estadual de Apoio ao Orçamento Público em Saúde desde 2015 e há mais de dois anos o setor está parado, mesmo provocando os atores participantes para a retomada dele.
Esta fala precedeu a palestra do coordenador substituto da Gestão de Custos do MS, André Alcântara, que traçou o panorama da Economia em Saúde e a organização do MS e potencialidades para atender aos municípios brasileiros.
Ele detalhou o ApuraSUS, Siops e Coordenação de Alinhamento e Qualificação da Gestão de Preços em Saúde (Coagep). Sendo este importante porque serve de base para elaboração de estudos para os setores afins e cidadão comum. A vice-presidente do Cosems-MA, Cristina Oeiros expôs sobre os desafios do SUS e Nordeste mostrando, como pontuou Rodrigo, o olhar de quem está na ponta com as vivências e aflições dos gestores e técnicos e passa o contraponto para o MS que pode ser a voz que os municípios precisa.
Mais lidas
-
1Um dia que vira pesadelo
Final explicado do filme 'Até a Última Gota'; Janiyah morre?
-
2Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Trauma e assassinato
Como termina Sobreviventes? Entenda desfecho da série
-
5O novo galã de 'Vale Tudo'
Quem é o ator que vive Leonardo, o filho secreto de Odete Roitman?