Saúde
Maceió intensifica prevenção ao suicídio em unidades de saúde
Ações de conscientização terão início nesta terça-feira (5), levando à população informações acerca do tema e orientações sobre como buscar ajuda para cuidar da saúde mental
Com o objetivo de intensificar os debates em torno da conscientização e prevenção do suicídio, a Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promove, a partir desta terça-feira (5), a campanha Setembro Amarelo.
A iniciativa, que vem com o slogan “Se precisar, peça ajuda”, intensifica os debates sobre sofrimentos psíquicos e traz ações para desmistificação do tema, apresentando aos maceioenses serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do Município para assistência aos usuários do SUS.
De acordo com Roseane Farias, coordenadora técnica de Atenção Psicossocial de Maceió, a campanha de 2023, que acontece durante todo o mês de setembro, busca trazer maior visibilidade para um contexto cada vez mais presente na sociedade, porém, ainda pouco compreendido pela população.
“Nossa prioridade está em levar informações sobre a temática para os maceioenses e também poder capacitar os participantes das ações para correta identificação do sofrimento psíquico, seja neles mesmos ou nas pessoas mais próximas. Dessa forma, acreditamos que será mais fácil a busca por auxílio profissional para melhora da condição mental atual”, explicou a profissional.
Dentro da programação da campanha, que contará com o apoio e direcionamento dos profissionais de unidades de saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), estarão inclusas atividades como oficinas sobre manejo comportamental, rodas de conversa e aulas de práticas corporais com foco na melhora da saúde mental.
Estratégias que têm como objetivo reforçar a importância do diálogo e do debate da questão, além da promoção do acolhimento a quem está em sofrimento psíquico.
Confira aqui a programação completa da campanha Setembro Amarelo em Maceió.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha