Saúde

Estudos indicam que 41% dos adultos brasileiros terão obesidade em 2035

Condição é tratada como genética em 70% dos casos

Por Assessoria 30/08/2023 10h21
Estudos indicam que 41% dos adultos brasileiros terão obesidade em 2035
Não apenas a comida é fator para crescimento da obesidade - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A obesidade é uma questão muito polêmica e que está em constante pauta nas discussões que envolvem hábitos saudáveis. Comprovadamente, ela não está relacionada apenas a um comportamento, tendo outros fatores que influenciam aos casos. Além disso, a obesidade é classificada como uma doença e um distúrbio metabólico genético relacionado à disfunção no tecido adiposo.

Conforme dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a genética é responsável em 70% para o desenvolvimento da obesidade. No código genético humano há mais de 400 genes que estão relacionados ao processo de alimentação e saciedade.

No Brasil, um em cada quatro indivíduos maiores de 18 anos tem obesidade. Esse número é equivalente há mais de 41 milhões de pessoas. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2020, mais da metade dos adultos brasileiros apresentam excesso de peso, com uma maior prevalência no público feminino.

Ainda nessa temática, a expectativa do Atlas Mundial da Obesidade é de um aumento da prevalência da doença em todo o mundo. Para o Brasil, a estimativa é de que 41% dos adultos terão obesidade em 2035.

Com o aumento de casos, há também uma preocupação com o aumento de doenças decorrentes da obesidade, como a diabetes, doença hepática, apneia do sono e risco de câncer.

Para tratar essa condição, é necessário uma mudança no estilo de vida do paciente, com alimentação saudável e inclusão de exercícios físicos. Essas atividades, inclusive, são mais eficazes para prevenir o ganho de peso e consequentemente a obesidade. Além disso, o tratamento precisa ser humanizado e individualizado, entendendo as limitações de cada paciente.