Saúde

Doenças cardiovasculares podem aumentar até 30% no inverno

Por Tribuna Independente 22/08/2023 08h50
Doenças cardiovasculares podem aumentar até 30% no inverno
Ao TH Entrevista o cirurgião cardiovascular José Leitão explica que redução da temperatura favorece a ocorrência de problemas como infarto, dor no peito e até morte súbita - Foto: Edilson Omena

Caracterizado pela redução brusca da temperatura e por noites mais longas e dias mais curtos, o inverno também é marcado pelas doenças cardiovasculares. De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, a estação mais fria do ano é responsável pelo aumento de até 30% de problemas como infarto, dor no peito e até morte súbita.

O cirurgião cardiovascular José da Silva Leitão, da Hapvida NotreDame Intermédica, explica porque isso ocorre.

“O inverno desencadeia um fenômeno chamado vasoconstrição, que gera a contração dos vasos sanguíneos. Esse é um processo natural do corpo que tem como objetivo regular a temperatura corporal e evitar a perda de calor em excesso. Como estão mais estreitas, os coágulos e as placas de gordura podem dificultar o fluxo de sangue para o coração, o que pode aumentar o risco de infarto e derrame, por exemplo”, diz.

Acidente vascular cerebral (AVC), angina (dor no peito), isquemia no coração (falta de circulação nas artérias coronárias) e arritmias cardíacas também costumam ser mais comuns nesta época do ano, especialmente em idosos e pessoas que apresentam fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e fumantes.

Nesse contexto, pessoas com idades entre 75 e 84 anos e aquelas que já apresentam doenças relacionadas ao coração são as mais vulneráveis. Os índices de acidente vascular cerebral (AVC) também se intensificam nesse período, podendo ter um crescimento de até 20%.

CHECKUP

O especialista afirma que é possível prevenir as patologias e manter a saúde do coração em dia no inverno. Uma dica simples, mas bastante útil, é caprichar na ingestão hídrica na estação mais fria do ano. “As pessoas que bebem menos água e líquidos de uma maneira geral contribuem para o aumento da viscosidade do sangue, o que favorece o aparecimento de coágulos”, alerta o médico.

OUTRAS DICAS

Mantenha hábitos saudáveis de vida, como a prática de atividades físicas regulares; Alimente-se adequadamente, com o consumo de frutas, verduras e legumes; Evite ambientes fechados e aglomerações, pois eles facilitam o aumento de infecções; Não se esqueça de realizar o checkup cardiológico anual, que pode atuar na prevenção de inúmeros problemas de saúde e, se surgir algum sintoma, procure um médico.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA NO VÍDEO ABAIXO: