Saúde

Vítimas das chuvas acolhidas nos abrigos de Maceió recebem cobertura vacinal

Por Wilson Smith/Ascom SMS 11/07/2023 11h59
Vítimas das chuvas acolhidas nos abrigos de Maceió recebem cobertura vacinal
A aplicação de vacinas é uma das frentes prioritárias da assistência prestada pela Secretaria Municipal de Saúde aos desabrigados e desalojados - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem prestado assistência às famílias desalojadas e desabrigadas, devido às fortes chuvas em Maceió. A aplicação das vacinas é uma das frentes de trabalho prioritárias e será realizada em todos os abrigos oferecidos pela Prefeitura de Maceió.

Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, a Saúde tem prestado assistência às famílias desabrigadas em diversas frentes. “Essa estratégia de imunização nos abrigos é muito importante, pois ajuda prevenir a propagação de diversas doenças. Além disso, prestamos assistência médica, de enfermagem, dispensação de medicamentos e tudo o que as pessoas precisam para resguardar sua saúde nesse momento tão difícil”, destaca.

A gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, falou sobre a importância de assistir as famílias com a vacinação e o que está sendo realizado.

“Estamos verificando a situação vacinal, através da estratégia de vacinação seletiva, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, onde estão sendo acomodados os desabrigados/desalojados, para resgatar os não vacinados e prevenir o surgimento de casos que possam ser agravados pela situação do desastre. Entre elas, a prevenção do tétano, hepatite A, agentes infecciosos transmitidos pelas vias respiratórias (ao falar, tossir, espirrar), entre outros”, explicou.

A aposentada Maria Cícera, moradora do Vergel do Lago, que teve sua casa invadida pela água, em decorrência das fortes chuvas, falou do atendimento que recebeu.

“Gostei muito do atendimento, a equipe perguntou o que estava sentindo, verificou a pressão, me vacinou e meus netos também. Esse trabalho ajuda demais, perdemos tudo e o prejuízo foi grande. E só resta se cuidar e é muito bom essa ajuda para gente”, relatou.

A equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Diretoria de Vigilância em Saúde segue dando suporte para a população que está nos abrigos, realizando o fornecimento das vacinas do calendário de vacinação, incluindo Covid-19 e Influenza.