Saúde

Chip da Beleza: procedimento deve ser usado exclusivamente para reposição hormonal

Por Assessoria 02/06/2023 11h04
Chip da Beleza: procedimento deve ser usado exclusivamente para reposição hormonal
Farmacêutica Dra Maria das Graças - Foto: Divulgação

O relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) mostrou que os brasileiros cada vez mais tem valorizado procedimentos estéticos que não demandam cirurgias. Nessa categoria estão incluídos a aplicação da toxina botulínica (que se tornou célebre por meio de uma de suas principais marcas fabricantes, o Botox), o ácido hialurônico, substância comumente aplicada em procedimentos de preenchimento facial e mais recentemente o conhecido chip da beleza.

A farmacêutica Dra Maria das Graças explica que o chip da beleza é um implante subdérmico bioabsorvível (pallet) ou de silicone com indicação de uso para pacientes que têm necessidade de reposição hormonal e/ou para tratamento endometriose. Contudo, ele tem sido usado de forma desenfreada para fins estéticos, em virtude do hormônio gestrinona que promete ganho de força. “Esse hormônio promete corpos definidos, por isso, o uso dele para fins estéticos têm ganhado força e os efeitos colaterais são frequentes em pacientes que não possuem a indicação para o uso do implante hormonal”, pontuou.

Maria pontua que os efeitos colaterais são acne, queda de cabelos e calvície, voz grossa, abcessos, um clitóris aumentado em até quatro vezes, infertilidade, alterações preocupantes nas glândulas mamárias, doença cardiovascular e danos ao fígado que podem levar à morte. “Realizar o procedimento sem a indicação de um especialista é perigoso”, alertou.

De acordo com ela existem outros métodos que podem ser usados para ganho de massa muscular, como por exemplo, os medicamentos fitoterápicos. “Eles são prescritos de acordo com a necessidade de cada paciente, são formulados nas farmácias de manipulação e é um método seguro porque o paciente é acompanhado e se houver necessidade, o tratamento pode ser modificado ou suspenso”, garantiu.

Alguns exemplos de fitoterápicos usados no ganho de massa são phosfator, eurycoma longfolia, turkesterone e zma. “O uso destes medicamentos precisa estar associados a uma boa alimentação e a regularidade de atividade física. Eles não são anabolizantes”, afirmou.