Saúde
Fonoaudióloga alerta a importância de habilitação em PROMPT em tratamento com TEA
A fonoaudiologia aliada a habilitação em PROMPT no tratamento de pessoas autistas, pode ajudar a desenvolver a comunicação e a interação social. PROMPT é uma técnica que inclui princípios neuromotores, informação auditiva, visual e somatoestésica (cinestésica e proprioceptiva) para fornecer uma retroalimentação (feedback) ao sistema de fala. O terapeuta PROMPT dá estimulação a todas as áreas utilizando tato, pressão, localizações específicas, criando consciência auditiva e visual e sendo sensível ao tempo.
A princípio toda a informação é utilizada para fornecer um suporte para desenvolver mecanismos de controle de fala ou estruturas (tônus, tronco, controle de cabeça-pescoço e estabilização). Segundo, como controle quando já está desenvolvido ou recuperado, a informação é utilizada para refinar os movimentos das subestruturas da fala (fonação, mandíbula, lábio-facial e língua) permitindo movimentos interativos, precisamente controlados, independentes e flexíveis entre as estruturas. Finalmente, se integra todo o estímulo para a comunicação funcional.
De acordo com a fonoaudióloga, habilitada em PROMPT I, do Centro Especializado em Transtorno de Espectro Autista (Cetea), Bruna Kalielânia, a técnica trabalha especificamente marcando o Prompt Parâmetro, Complexo e Superfície, duração e transição dos movimentos e a evolução desde a equivalência motora a linguagem.
“O marco conceitual do PROMPT sugere que os domínios globais, incluindo o físico, mental e emocional são interdependentes e se desenvolvem ao longo de uma continuidade das habilidades normais da comunicação”, explicou a fonoaudióloga que ainda acrescentou que se qualquer um desses domínios globais está desorganizado, atrasado ou debilitado, a produção da fala não pode desenvolver-se normalmente. “O sistema PROMPT de avaliação e tratamento de indivíduos incorpora todos estes domínios. PROMPT não trata apenas a "fala", ou seja, todos os aspectos do paciente devem ser considerados”.
Bruna Kalielânia ressalta ainda o uso da técnica que é utilizada em crianças com atrasos no desenvolvimento, disfluência, aprendizagem e TEA, além da importância em fazer essa especialização. “Fazer o curso PROMPT foi uma oportunidade muito enriquecedora! O CETEA abriu portas de conhecimento para mim! Me formei a pouco tempo e encontrei uma clínica que valoriza e investe no profissional. No curso aprendemos manobras para ajudar os nossos pacientes a adquirirem uma fala/comunicação funcional. Todos nós ganhamos com isso, mas acredito que os nossos pacientes irão ganhar muito mais”, finalizou.
Sobre o Cetea:
O primeiro Centro Especializado em Transtorno de Espectro Autista (CETEA) será inaugurado em Maceió - Alagoas. Uma clínica com estrutura de primeiro mundo, com tratamento terapêutico apropriado, com horários especiais, onde o paciente terá acesso a psicólogo, fonoaudiólogo e terapia ocupacional, psicomotricista, além de ter acompanhamento destes profissionais tanto na escola como em sua casa, interagindo com os pais, para que eles possam acompanhar a evolução da criança e poder tirar dúvidas. Os fonoaudiólogos do CETEA tem habilitação em PROMPT, pois a qualidade no fornecimento das terapias é o pilar.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha