Saúde

Nutricionista dá dicas para ter um São João mais saboroso e saudável

Consumo de comidas típicas produzidas a partir do milho deve ser feito com moderação

Por Assessoria 31/05/2023 18h40
Nutricionista dá dicas para ter um São João mais saboroso e saudável
Nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Icléa Rocha - Foto: Assessoria

Canjica, quentão, mungunzá, paçoca, arroz doce, pé de moleque, pamonha, milho cozido. As festas juninas são conhecidas pela tradição que se manifesta não apenas pela música, como também pela culinária. Com tanta diversidade para escolher nos arraiás, fica difícil não sair da dieta. Mas é possível manter uma alimentação e saudável nesta época do ano, repleta de muitas delícias.

A nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Icléa Rocha, explica que o milho é um cereal repleto de nutrientes que fazem bem à saúde e, por isso, pode ser incluído com moderação no cardápio das festividades.

“O milho é rico em carboidrato, sendo uma excelente fonte de energia, e fibras, que reduzem os níveis de colesterol e glicemia no sangue, além de ser um importante fator de proteção cardiovascular. Outro benefício é a prevenção às doenças oculares, já que ele é repleto de antioxidantes como a luteína, zeaxantina e betacarotenos”, diz.

A profissional ressalta que a palavra-chave para a dieta do São João é moderação. “Apesar de saborosas, as comidas típicas das festas juninas podem ter bastante calorias, especialmente dependendo da forma de preparo desses alimentos. Uma dica legal é optar por alimentos in natura, como coco, milho, mandioca, amendoim e batata-doce, em vez de preparações mais complexas, como bolos, por exemplo, que, além do cereal, também leva leite, coco e outros insumos que aumentam a sua densidade calórica”.

Substituições

A especialista do Hapvida NotreDame Intermédica também dá outro conselho: a adaptação de algumas receitas com ingredientes mais naturais. A farinha de trigo, por exemplo, pode ser substituída pela farinha integral no preparo de cremes e bolos. O leite da vaca por leite de coco. Já o xilitol, adoçante natural extraído de frutas, vegetais e cogumelos, pode ser uma boa alternativa ao açúcar refinado e possui baixo índice glicêmico, podendo ser usado por pessoas com restrições alimentares e diabéticos.

Outra recomendação da nutricionista é evitar alimentos com componentes ultraprocessados, a exemplo dos embutidos como salsichas, linguiças e presuntos, associados ainda a refrigerantes e bolos industrializados.

“Devemos sempre evitar exageros. Muitas pessoas comem como se fosse o último São João da vida. É muito mais interessante manter uma rotina e um estilo de vida equilibrado e, quando tiver a oportunidade, apreciar as delícias sem culpa ou peso na consciência”, finaliza.

Confira outras dicas:

• Troque a salsicha do cachorro-quente por carne desfiada e, de preferência, use o pão integral;

• Evite o leite condensado no preparo da canjica e do mungunzá, reduzindo, assim, a quantidade de açúcar ingerido. Para realçar o sabor, utilize a canela;

• Prefira sempre a pipoca feita na panela, em vez de fazer no micro-ondas e, no momento do preparo, reduza a quantidade de óleo e de sal;

• Prefira os temperos naturais, como alho, cebola, cebolinha e coentro, e cortes de carnes mais magros;

• Beba com moderação.