Saúde
Ação de Saúde promovida pelo CRF/AL atende 120 pessoas na orla da Ponta Verde
No dia 07 de maio, farmacêuticos e estudantes de farmácia estiveram na Orla da Ponta Verde, em Maceió, realizando atendimentos de aferição arterial, glicemia capilar e orientação farmacêutica. Foram atendidas 120 pessoas, deste total 30 delas são hipertensas, sete diabéticas, duas hipertensa e diabética e uma pré-diabética. Ao todo foram feitos 20 encaminhamentos farmacêuticos.
A ação faz parte das comemorações do dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM) e da campanha farmacêutico que cuida, cujo objetivo é ofertar serviços de saúde em todo Estado de Alagoas, por meio de um profissional farmacêutico, nos estabelecimentos de saúde que desejarem participar.
“A nossa ideia é realizar um rastreamento da hipertensão arterial e diabetes, presente em grande parte da população. Estes atendimentos permitem que as pessoas possam identificar a doença e buscar o tratamento adequado”, disse Daniel Fortes, presidente do CRF/AL.
Seu José de Melo disse que viu na TV que ia ter o atendimento de saúde e chegou cedo pra ser um dos primeiros. “O atendimento foi maravilhoso, é importante a gente cuidar da saúde. Aproveitei e tirei uma dúvida sobre um medicamento que estava tomando para esquecimento, e onde eu conseguir tirar essa dúvida no fim de semana? Em canto nenhum”, disse.
Rogério Muller, que é gaúcho e mora há quatro anos em Maceió, estava passeando na orla quando se deparou com o estande do Conselho de Farmácia e aproveitou para ser atendido. “Eu estava caminhando e aproveitei para verificar a pressão e ver a glicemia. Este tipo de atendimento é muito bom porque faz a prevenção, e é natural que a gente acabe não fazendo este tipo de acompanhamento", pontuou.
A estudante de farmácia, Mariana Bezerra, participou pela primeira vez de uma ação saúde. “Eu pude colocar em prática o que estou aprendendo na faculdade. Como estudante, foi muito bom trocar experiência com os profissionais que estavam presentes, valeu muito pena e o melhor de tudo é que a gente mostra a população a importância do profissional farmacêutico. Já estou na expectativa para participar da próxima”.
O farmacêutico Deyvison Santos, que veio de Arapiraca, para participar da ação revelou que ouviu de alguns dos atendidos que os farmacêuticos estão de parabéns pela iniciativa. “Muitos deles já me perguntaram quando seria a próxima ação. Neste contato com o público a gente fortalece a nossa profissão, e aproveita para informar que esse tipo de atendimento pode ser encontrado nas farmácias, basta que eles procurem pelo profissional ao chegar no estabelecimento”.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha